Corticeira Amorim com crescimento de 8% nos resultados líquidos
A subida de resultados face aos primeiros seis meses de 2022, permitiram atingir um total de 51,4 milhões de euros nos resultados líquidos. A UN Isolamentos foi a que apresentou uma evolução mais favorável das vendas, tendo estas subido mais 23,4% face ao período homólogo

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O EBITDA consolidado da Corticeira Amorim ascendeu a 103,8 milhões de euros, um crescimento de 5,8% face ao período homólogo de 2022, reflectindo, em grande medida, as poupanças significativas ao nível dos custos operacionais, nomeadamente decorrentes da redução dos preços de energia, que compensaram os maiores preços de consumo de cortiça e o aumento dos custos com pessoal.
Após resultados atribuíveis aos interesses que não controlam, o resultado líquido atingiu 51,4 milhões de euros no final do primeiro semestre, uma subida de 8,0% face aos primeiros seis meses de 2022.
No final de Junho, a dívida remunerada líquida totalizava 187 milhões de euros, um crescimento de 58 de milhões de euros face ao final de 2022 (129 milhões de euros). O acréscimo das necessidades de fundo de maneio (79 M€), o aumento do investimento em ativo fixo (46 M€) e o pagamento de dividendos (27 M€) contribuíram para o crescimento desta rubrica.
O desempenho das vendas da Unidade de Negócio (UN) de Revestimentos continuou a ser condicionado pelo contexto adverso que está a afectar o sector da construção, reflexo de uma forte desaceleração da actividade, particularmente nos segmentos de retalho e residencial. As vendas totalizaram 49,6 M€ (-35,9% face ao período homólogo) e o EBITDA -2,7 M€ (1S2022: 2,2 M€), evidenciando o impacto significativo da desalavancagem operacional sobre a rentabilidade da UN.
Já as vendas da UN Aglomerados Compósitos ascenderam a 58,2 M€, ainda assim menos 5,8% face ao período homólogo, tendo sido a actividade penalizada por menores níveis de actividade, particularmente nos segmentos de menor valor acrescentado, como o Distributors of Flooring & Related Products e o Resilient & Engineered Flooring Manufacturers. Os segmentos com melhor rentabilidade registaram uma evolução muito favorável, contribuindo para uma significativa melhoria do mix de produto. Esta melhoria do mix, assim como a redução dos preços de energia, foram decisivos para a expansão do EBITDA da UN para 11,8 M€ (+20,9% face ao período homólogo) e do rácio EBITDA/Vendas para 20,3% (1S2022: 15,8%).
A UN Isolamentos foi a que apresentou uma evolução mais favorável das vendas no período, tendo estas subido para 9,9 M€ (+23,4% face ao período homólogo), refletindo essencialmente a melhoria do mix de produto e o aumento de preços.
Também todos os segmentos de rolhas registaram uma evolução positiva das vendas, assim como a generalidade das categorias de rolhas. O EBITDA cresceu 18,6% para 91,0 M€ e o rácio EBITDA/Vendas para 21,5% (1S2022: 19,1%), reflectindo um mix de produto mais favorável, menores preços de energia e maiores rendimentos de trituração. As vendas e o EBITDA das UN Matérias-Primas e Rolhas totalizaram 430,6 M€ e 96,6 M€, respectivamente.