Renovação do BPI Monumental distinguida com certificação LiderA
Na sua nova versão, LiderA4all, o sistema certifica a renovação do interior do edifício como de “elevado grau de procura da sustentabilidade”, com a classe A+, sendo “quatro vezes melhor”, comparativamente à prática usual das renovações de escritórios

CONSTRUIR
CTI apresenta versão final do relatório de factores críticos para decisão sobre o novo aeroporto
CCB lança concurso em Outubro para hotel, escritórios e comércio
Empresas portuguesas de design de interiores marcam presença em Londres
CIN lança Guardian
APJAR lança catálogo da 1ª edição do Prémio
Sierra vence “Best Investment Manager” na Pensínsula Ibérica
Consumo de Cimento estabiliza em Julho
Vencedor do Prémio Fernando Távora conhecido a 2 de Outubro
Estudo: Soluções digitais e eléctricas podem reduzir emissões de carbono até 70% nos edifícios
UCI recebe estatuto de entidade ESG
A renovação do BPI Monumental foi distinguida com a certificação LiderA – Sistema de avaliação da sustentabilidade. O sistema, desenvolvido por Manuel Duarte Pinheiro, professor catedrático do Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Ambiente, da Universidade de Lisboa, é uma marca registada portuguesa desde 2007.
Na sua nova versão, LiderA4all, o sistema certifica a renovação do interior do Edifício Monumental efectuada pelo BPI como de “elevado grau de procura da sustentabilidade”, com a classe A+, sendo “quatro vezes melhor”, comparativamente à prática usual das renovações de escritórios.
Nas soluções implementadas na renovação do Monumental promovida pelo BPI, destaca-se o layout, que promove estratégias bioclimáticas e sistemas que maximizam luminosidade, conforto térmico no interior, controlo dos níveis de ruído e centralização dos espaços técnicos. Também mais de 75% dos materiais são recicláveis e de origem nacional, nomeadamente a utilização de burel e cortiça portuguesa.
A incorporação de plantas naturais preservadas para trazer mais conforto e qualidade ao ambiente, ou Biofilia, são outras das soluções incorporadas.
Entre outras opções, o edifício conta com um sistema de gestão centralizada, que permite a optimização de consumos através da monitorização e controlo de energia, com o recurso à Domótica e tecnologia Nextbitt; gestão térmica (substituição das máquinas de ar condicionado e reorientação das grelhas de ventilação); utilização única de luminárias LED; melhoria do conforto e do desempenho dos Colaboradores (Workshops), com linhas gráficas e dinâmicas marcadas pelo contraste de cores, formas ortogonais e linhas contínuas; maior flexibilidade no espaço e mobilidade aos Colaboradores, disponibilizando ambientes de trabalho mais descontraídos e informais e aposta na mobilidade sustentável com a disponibilização de lugares de bicicleta e balneários para Colaboradores e Visitantes; substituição da frota automóvel para carros elétricos e híbridos.
O LiderA tem certificado dezenas de edifícios, quer decorrentes de reabilitação, quer novos, quer existentes, tanto de serviços como residenciais, nomeadamente a sede da EDP, vários edifícios da Decathlon e do Lisbon Green Valley, em Sintra. Além disso, este é o sistema referenciado para certificação ambiental pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) para majoração do investimento na habitação a custos controlados.