Portal da Construção Sustentável propõe criação de um ‘Juramento de Arquitectura’
A iniciativa, cujas candidaturas irão decorrer de 2 a 31 de Outubro, tem como objectivo que a disciplina de Arquitectura possa ser um dos exemplos do cumprimento dos ODS da ONU

CONSTRUIR
Vendas de habitação na ARU de Lisboa caíram no 1º semestre
SE lança primeiro guia sobre os desafios da Inteligência Artificial nos Data Centers
Grupo Ageas Portugal adquire residência de estudantes Granjo no Porto
“A beleza é a razão de ser da arquitectura e o primeiro serviço a prestar pelo arquitecto”
Vicaima equipa Centro de Paralisia Cerebral de Ponta Delgada
MAAT recebe inventário gráfico e audiovisual de barragens em Portugal
Cleanwatts e antigos estaleiros navais do Mondego vão criar CER
Corticeira Amorim lança Navicork
Normal expande cadeia de lojas
Grupo fmMagalhães investe em novo hotel em Barcelos
No Dia Nacional da Sustentabilidade, 25 de Setembro, o Portal da Construção Sustentável (PCS) irá lançar um concurso para estudantes de arquitectura. A iniciativa, cujas candidaturas irão decorrer de 2 a 31 de Outubro, tem como objectivo que a disciplina de Arquitectura possa ser um dos exemplos do cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Neste sentido, o PCS, com o apoio da Secil, convida os estudantes a redigirem um “Juramento de Arquitectura” supondo que todos os candidatos a arquitectos o deverão fazer, comprometendo-se a uma “arquitetura honesta e sustentável (tanto quanto possível), antes de iniciarem a profissão”.
Os edifícios, em conjunto com o sector da construção, são responsáveis por 39% de todas as emissões de carbono no mundo (Global Status Report 2017), sendo a fase de utilização dos edifícios, responsável por 28% dessas emissões, relacionadas sobretudo com a energia consumida para aquecimento e arrefecimento (correspondendo a 40% se estivermos a falar apenas do contexto europeu). No entanto, as emissões associadas ao sector da construção, não dizem apenas respeito à energia consumida durante o processo construtivo e a utilização do edifício, mas também às emissões incorporadas nos materiais utilizados e necessidades de manutenção dos edifícios ao longo do seu ciclo de vida.
“Sendo os edifícios o local onde o Homem passa cerca de 90% do seu tempo de vida, e sendo o arquitecto responsável pelo desenho do edifício e prescrição dos materiais que o compõe, descarbonizar o sector requer uma intervenção consciente do arquitecto de modo a contribuir para um desenvolvimento mais sustentável e para o cumprimento dos ODS definidos pela ONU”, afirma Aline Guerreiro, ceo do PCS.
O aluno vencedor e o docente responsável pelo acompanhamento do trabalho irão, se aceitarem, colaborar na redacção de um ‘Juramento pela Arquitectura’, permitindo a colaboração num documento do PCS a apresentar mais tarde à New European Bauhaus, tendo como fim máximo, vir a ser adoptado por todos os que iniciem a carreira de arquiteto.
O aluno candidato poderá, se assim o desejar, fazer uma apresentação no dia 24 de Fevereiro de 2024, do trabalho levado a concurso no evento EcoBuildingFest online ou presencialmente.