Miguel Veríssimo, director-geral da Interfer
Interfer lança 2ª edição do prémio de arquitectura
A busca pela diferenciação e inovação levou à criação, no ano passado, do Prémio Interfer Universidades, um prémio destinado a estudantes de arquitectura e design de todo o País e cuja segunda edição está agora em curso. À beira de completar 45 anos, a empresa familiar reforça a estratégia que a tornou líder no seu segmento no mercado nacional
Manuela Sousa Guerreiro
Savills e DLA Piper lançam ‘Guia de Investimento Imobiliário’ para o mercado nacional
Dom Pedro Golf Vilamoura conquista prémio ‘Resort de Golfe do Ano’
Preços no mercado residencial de luxo tem crescimento médio de 4.1%
AEP e ACP apelam para que Aeroporto Francisco Sá Carneiro não fique esquecido
NBS Summit com descarbonização do sector imobiliário na agenda
Nova loja do Lidl recupera antiga gare rodoviária
Zome organiza debate sobre manutenção de talento nas empresas no âmbito da 2ª Meet Up Zome
Luísa Matos assume liderança da Cleanwatts
APIMA Internacionaliza “Portugal Home Week” para a Coreia do Sul
Há mais de 1000 hotéis à venda em Portugal
A poucos meses de completar os 45 anos, a Interfer continua a dedicar-se à comercialização de ferragens e componentes para as indústrias de mobiliário de cozinha, banho, escritório, carpintaria, construção civil e bricolagem. Mas se o foco da actividade se mantém o mesmo, a dimensão, hoje, é outra: de quatro funcionários para perto de uma centena; de 100 m2 para mais de 12.000 m2 de área coberta, distribuída por três armazéns de grande amplitude e dois shows rooms profissionais. “As ferragens ainda são muito o centro da nossa actividade e onde somos especialistas, apesar de termos também fabricação de portas. Mas o nosso coração ainda são as ferragens, não há dúvidas disso. Somos uma empresa eminentemente comercial, representamos marcas, muitas delas em exclusivo, e estamos sempre no mercado à procura das soluções que vão ao encontro das necessidades dos clientes”, explica Miguel Veríssimo, director-geral da Interfer.
Parte do sucesso da empresa é atribuído à procura constante por parceiros e marcas que aportem soluções inovadoras. “Ao longo do tempo houve marcas com as quais deixámos de trabalhar, enquanto vamos adicionando novas marcas ao portfólio. Procuramos estar atentos ao mercado e perceber quais as que queremos representar. Este ano, por exemplo começámos a trabalhar com uma marca suíça de soluções de fixação para peças de madeira que é uma marca muito engraçada, de base tecnológica e extremamente inovadora com soluções de fixação de aparafusamento magnético e invisível. As peças ficam unidas como que por magia. Também começamos a trabalhar com a Portasur, uma empresa espanhola que faz portas por medida, à mão”, descreve o director geral da empresa.
Em Baltar, o maior centro de armazenamento da empresa, alberga ainda a unidade de fabricação de portas que a empresa detém e que é a excepção no universo comercial da Interfer, ainda que a produção se destine a grandes superfícies comerciais de bricolagem, carpintarias ou indústria de mobiliário, num modelo B2B.
O volume de negócios da empresa em 2022 ascendeu a 9,5M€, fruto do crescimento de dois dígitos, 16%, que a empresa vem registando desde 2019. “Temos tido um crescimento sustentado. Este ano estamos ainda na expectativa, temos sentido o mercado um bocadinho diferente, mas acredito que o nosso crescimento não andará muito longe do que temos vindo a registar nos últimos anos”, sublinha Miguel Veríssimo.
A busca pela diferenciação e inovação levou à criação, no ano passado, do Prémio Interfer Universidades, um prémio destinado a estudantes de arquitectura e design de todo o País e cuja segunda edição está agora em curso. À beira de completar 45 anos, a empresa familiar reforça a estratégia que a tornou líder no seu segmento no mercado nacional
O “Nabeiro” das ferragens
Na origem da Interfer está a família Malcato, em concreto Francisco Malcato, fundador e presidente do conselho de administração da empresa. A Interfer ainda hoje mantém o seu cariz familiar e isso não deverá mudar nos tempos mais próximos. “Esta é uma empresa familiar, muito embora estejamos numa fase de transição geracional, mas esta vai manter-se na família, mantendo todas as características das empresas familiares, designadamente a forma como olha para os colaboradores e a sua resiliência em período de crises”, refere Miguel Veríssimo. Outra característica é a tendência da personalização da gestão em torno do fundador. No caso, Francisco Malcato “é uma figura muito querida entre funcionários e parceiros que goza de uma reputação muito positiva, o que acaba por beneficiar a organização”, considera o responsável.
Aproximar a indústria às universidades
Apesar de tudo, este é, também ele, um mercada cada vez mais competitivo, muito por culpa das “soluções” asiáticas, o conhecido “segmento ‘good enough’”, o qual tem estado a crescer no mundo inteiro o que reforçou a estratégia de aposta da empresa na inovação. “Representamos marcas que são muito reconhecidas no mercado, temos uma experiência acumulada de décadas, somos uma empresa muito sólida e depois estamos atentos ao mercado e às tendências”, sustenta Miguel Veríssimo.
A busca pela diferenciação e inovação levou à criação o ano passado do Prémio Interfer Universidades. Um prémio destinado a estudantes de arquitectura e design de todo o país. Se a Cozinha foi o espaço de eleição da primeira edição, o desafio da segunda edição do prémio de arquitectura recentemente lançado é mais extenso e convida os participantes a conceber todos os móveis de um apartamento, T2, com 50 m2. “É um desafio que acompanha as exigências do mercado imobiliário actual. O preço do m2 em muitas cidades é demasiado elevado e temos de explorar as potencialidades de cada metro quadrado das nossas casas. Na Interfer temos soluções para todos os espaços e esse é outro factor que queremos evidenciar”, justificou Miguel Veríssimo. “Com as soluções das marcas que representamos temos a certeza de que vão surgir projectos muito interessantes”, salienta o director geral. As relações com a indústria europeia, e de parceiros de longa data, é outro dos factores em destaque neste prémio. Na edição anterior participaram a alemã Hettich, um dos maiores fabricantes de ferragens da europa, a Alvic, empresa espanhola de artigos de madeira/mdf, e a espanhola Menage y Confort, especialista em soluções inovadoras de interiorismo para imobiliário. A estas junta-se este ano a Viefe, com a sua oferta de puxadores, cabides e batentes. “Temos um conjunto de soluções que dão possibilidade aos projectistas de criarem soluções extremamente criativas que aumentam o espaço disponível. Temos a certeza de que vão surgir projectos muito interessantes”, afirma Miguel Veríssimo.