Mundial’2030: Marrocos vai dedicar 1,3MM€ à construção de novos estádios
“A organização da CAN2025 e do Campeonato do Mundo de 2030 é um reconhecimento do lugar que Marrocos ocupa entre as grandes nações”, congratulou-se o primeiro-ministro marroquino, Aziz Ajanuch
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Marrocos vai mobilizar cerca de 1.300 milhões de euros para construir um novo estádio em Casablanca e renovar outros seis para acolher a Taça das Nações Africanas (CAN) de futebol de 2025 e o Mundial2030.
O investimento vai ser feito em duas fases, começando pela reforma, entre 2023 e 2025, de seis recintos mediante os requisitos da Confederação Africana de Futebol (CAF), seguindo-se nova etapa, entre 2025 e 2028, para cumprir com as exigências da FIFA para o Campeonato do Mundo, a organizar em conjunto com Portugal e Espanha.
O complexo Mohamed V de Casablanca, o Mulay Abdallah de Rabat e os estádios de Tanger, Agadir, Marraquexe e Fez são os recintos a renovar, enquanto a nova infraestrutura será edificada em Bensliman, na região de Casablanca, que será construído somente após a realização da CAN.
“A organização da CAN2025 e do Campeonato do Mundo de 2030 é um reconhecimento do lugar que Marrocos ocupa entre as grandes nações”, congratulou-se o primeiro-ministro marroquino, Aziz Ajanuch.
O governante assegurou que o executivo está fortemente empenhado em garantir o êxito de ambas as competições desportivas.
O presidente da federação marroquina, Fouzi Lekjaa, confidenciou que, ainda antes do Campeonato do Mundo, os três países vão receber o Mundial de Clubes para testar os recintos para a maior prova das seleções.
Marrocos já tinha planos definidos para reformular alguns dos estádios apresentados na candidatura, aumentar a capacidade de outros, mas também a construção de um novo recinto em Casablanca que, pelas palavras de Lekjaa, será candidato a receber a final do Mundial2030 que tem sido apontada ao renovado Santiago Bernabéu, do Real Madrid. «O novo estádio terá capacidade para mais de 110 mil pessoas e poderá receber o evento mais importante do Mundial2030», revelou Lekjaa numa recente entrevista à Asharq Sport.