Projecto ‘Luzza In’ entrega prémios
Os prémios foram atribuídos a três alunos do 3º ano da licenciatura de Design Industrial da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), do Politécnico de Leiria. O concurso de ideias foi desenvolvido pela Associação dos Industriais Portugueses de Iluminação (AIPI)

CONSTRUIR
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
A Associação dos Industriais Portugueses de Iluminação (AIPI), através do seu projecto de empreendedorismo Luzza In, atribuiu prémios a jovens designers.
Os três vencedores, alunos de 3º ano da licenciatura de Design Industrial da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), do Politécnico de Leiria, são: Diogo Nobre com o seu 2C Lamp, Zuzanna Sikora com o seu Lume Lamp e Luísa Fernandes, com o seu Candeeiro Agregação.
A entrega dos prémios aconteceu este mês de Outubro, no Hotel Carris Porto Ribeira, onde estiveram presentes todos os concorrentes, professores, associados da AIPI e membros do júri.
A “importância” que este tipo de concurso tem para a formação destes jovens foi destacada pelo júri que, considerou ainda, ser “essencial” que se incentive o contacto entre a parte académica e a indústria. Desta forma, “os jovens podem ter noção da realidade empresarial e os fabricantes podem ir beber das mentes criativas que se estão a começar a formar”.
O projecto Luzza In foi lançado com o intuito de ajudar as empresas do sector, através de parcerias com escolas e universidades, criando projectos dinâmicos com uma interacção directa entre alunos e empresas e facilitando a integração de estagiários. Desta forma, surge o concurso de ideias para jovens designers, os quais poderiam desenvolver ideias de iluminação que pudessem ser implementadas e/ou produzidas pelos nossos fabricantes.
Composto por cinco elementos, o júri contou com Joaquim Silva Macieira, CEO da Begolux (fabricante de iluminação técnica), Ana Serrador, CEO da Villa Lumi (fabricante de iluminação decorativa), Joana Marcelino, arquitecta e CEO do Joana Marcelino Studio, Miguel Costa Cabral, designer e CEO do Miguel Costa Cabral & Associados e António Lacerda, designer, professor de Design e presidente da Associação Nacional de Designers.