Pladur recebe primeira certificação NS da AENOR para o sector do gesso
“Este reconhecimento não só valida o nosso compromisso com a sustentabilidade, como também destaca a excelência e o trabalho meticuloso que realizamos em cada etapa do processo de produção”, destaca Enrique Ramirez, director-geral ds Pladur

CONSTRUIR
Fogos licenciados para construções novas cresce 28,3%
Lisboa aprova delimitação da Unidade de Execução Marvila-Beato
Politécnico de Leiria consigna empreitada para residência nas Caldas da Rainha
Empresas portuguesas marcam presença na BATIMATEC Expo 2025
BdP adquire nova sede por 191,99 M€
Conhecidos os candidatos aos European Responsible Housing Awards; Portugueses entre os finalistas
Carteira de encomendas da Reabilitação Urbana com crescimento “expressivo”
Obra do Edifício da Escola Superior de Saúde em Setúbal entregue ao Grupo NOV
Grândola emite parecer desfavorável ao projecto Mina da Lagoa Salgada
Asiática Midea conclui aquisição do Grupo Teka
A marca de placas de gesso laminado Pladur tornou-se a primeira empresa do sector a receber a Certificação NS da AENOR, que avalia o compromisso ambiental, social e de governação das empresas. Para o efeito, os produtos da Pladur foram submetidos a um exame completo com o objectivo de garantir as características de desempenho dos materiais de construção.
Para Enrique Ramirez, director-geral da Pladur, a obtenção da certificação NS da AENOR é um “marco importante” para a empresa e para todo o sector do gesso. “Este reconhecimento não só valida o nosso compromisso com a sustentabilidade, como também destaca a excelência e o trabalho meticuloso que realizamos em cada etapa do processo de produção. É um testemunho da nossa dedicação à sustentabilidade em todas as suas dimensões”
Esta certificação de sustentabilidade é fundamental no processo de adaptação dos fabricantes às directrizes das estratégias europeias em matéria de sustentabilidade e está alinhada com os requisitos de acesso aos fundos europeus Next Generation.
A abordagem global da Pladur à sustentabilidade reflecte-se não só na certificação obtida, mas também em acções concretas destinadas a reduzir o impacto ambiental das suas fábricas e a promover a eficiência energética nas suas operações.
Por este motivo, a empresa está na vanguarda da implementação de práticas sustentáveis no sector do gesso. Iniciativas como os parques solares de Madrid e Saragoça, que geram 25% do seu consumo interno, ou a instalação de painéis solares na fábrica de Valdemoro, reflectem o claro compromisso da empresa com a utilização responsável dos recursos e a redução das emissões de CO2.
Além disso, o seu processo de fabrico foi transformado para incorporar a circularidade e minimizar os resíduos gerados. Desde 2008, a empresa tem a sua própria unidade de reciclagem na fábrica de Valdemoro, onde os materiais rejeitados são reintroduzidos na cadeia de produção, reduzindo assim o impacto no ambiente.
Destaca-se também a optimização do consumo de água e a redução da utilização de gás para melhorar a pegada ecológica. Assim, merecem destaque os colectores de águas pluviais e a implementação de processos que permitem a utilização de menos gás na produção.