Papel da engenharia na sustentabilidade em destaque no Dia Mundial da Engenharia
As comemorações acontecem dia 4 de Março na sede nacional da Ordem dos Engenheiros. Inserida na mesma iniciativa, será organizada, paralelamente, uma conferência com o tema “Transição Energética e Sustentabilidade”

CONSTRUIR
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
“Soluções de Engenharia para um Mundo Sustentável” será o tema do Dia Mundial da Engenharia 2024, cuja comemorações acontecem dia 4 de Março na sede nacional da Ordem dos Engenheiros.
O Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável foi proclamado pela UNESCO na sua 40ª Conferência Geral, em 2019. É, desde 2020, celebrado por todo o mundo no dia 4 de Março de cada ano, como o dia internacional da UNESCO para celebrar os Engenheiros e a Engenharia.
Inserida no Dia Mundial da Engenharia, será organizada, paralelamente, uma conferência com o tema “Transição Energética e Sustentabilidade”. A produção e o uso de energia estão, mais do que nunca, no centro das considerações estratégicas dos países. O principal objectivo do evento será fomentar o diálogo para a implementação de projectos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico no domínio da engenharia de sistemas energéticos, que sustentam a transformação industrial, a inovação e a estrutura económica global.
No contexto de tensões crescentes na relação entre humanos e a natureza, é crucial que os engenheiros e decisores políticos priorizem uma abordagem equilibrada entre o progresso económico, justiça social e preservação ambiental, que são fundamentais para a segurança energética de um País.
A engenharia e o futuro, Portugal e a transição energética, a sustentabilidade económica da transição económica, requisitos de infraestrutura e impacto no desenvolvimento económico, com a apresentação do caso de estudo de Sydney (Austrália), os desafios das renováveis para a agricultura sustentável, o futuro Net-Zero nos mercados emergentes como África, serão alguns dos temas em discussão, havendo, ainda, lugar à entrega dos Prémios Hackaton, pela Academia Real de Engenharia do Reino Unido.