SE lança microgrid para fornecer energia limpa a comunidades remotas
Especialmente concebida para comunidades, em direcção à electricidade descarbonizada e independente, a Villaya Flex pode ser “dimensionada, encomendada, colocada em funcionamento, operada e mantida facilmente com elevados níveis de escalabilidade de armazenamento de baterias”

CONSTRUIR
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Enquanto empresa de impacto, a Schneider Electric (SE) está empenhada em fazer a ponte entre o progresso e a sustentabilidade para todos. Através do seu programa Access to Energy, criado em 2009, o Grupo tem como objectivo ligar 50 milhões de pessoas em todo o mundo a energia limpa e fiável até 2025.
Neste sentido, no Alliance for Rural Electrification Energy Access Investment Forum 2024, que se realizou entre 21 e 23 de Maio, em Lagos, na Nigéria, e que reuniu intervenientes dos sectores público e privado para expandir o acesso à energia, com foco particular na África Subsariana, a Schneider Electric apresentou uma gama de soluções inovadoras para expandir o acesso à energia. Os especialistas abordaram tópicos-chave como a catalisação de investimentos para a electrificação renovável, a descentralização do sector das energias renováveis e a aceleração da transição para as energias limpas.
Um desses exemplos, anunciados no Forum, foi a solução de microgrid Villaya Flex, que visa maximizar a energia limpa e ao mesmo tempo reduz a poluição causada pela utilização de geradores.
Especialmente concebida para comunidades mais remotas, facilitando a jornada em direcção à electricidade descarbonizada e independente, enquanto dá resposta aos desafios energéticos actuais, a microgrid pode ser “dimensionada, encomendada, colocada em funcionamento, operada e mantida facilmente com elevados níveis de escalabilidade de armazenamento de baterias”.
“A Villaya Flex é uma solução de energia renovável que oferece o acesso à energia como uma opção mais sustentável e acessível para comunidades remotas,” afirmou Bala Vinayagam, SVP Microgrid Line of Business da Schneider Electric. “Esta solução foi concebida para as comunidades e aldeias remotas que enfrentam escassez de energia, acesso limitado à eletricidade e elevados custos de combustível”.
“A Schneider Electric está aqui para se envolver no progresso dos investimentos para a electrificação renovável, acesso sustentável à electricidade, acção climática, e para ajudar a enfrentar os desafios de competências energéticas,” disse Albert Fuchet, Global VP of Access to Energy da Schneider Electric. “Para além disso, exploramos oportunidades de colaboração com os sectores público e privado para impulsionar uma transição energética sustentável e inclusiva, desbloqueando o acesso sustentável ao futuro para todos”.
A Villaya Flex integra uma unidade de conversão de energia híbrida tudo-em-um, uma unidade de conversão de energia híbrida bidirecional 50/100 kVA, armazenamento de baterias e permite captura e armazenamento da produção no local. Quanto ao controlo de energia apresenta um painel centralizado para gerir várias fontes de energia num sistema inteligente de gestão de energia e dispõe de monitorização digital avançada e cibersegura de fácil utilização através dos sistemas SE EcoStruxure Microgrid Advisor (gestão da produção de energia), EcoStruxure Energy Access Expert (gestão do lado da procura) e EcoStruxure Microgrid Build (simplificação do design do sistema).