Hotel Infante Sagres conclui renovação e junta-se à marca Hospes Hotels
A remodelação foi elaborada pela Nano Design, uma empresa de arquitectura do Porto, que “reimaginou” o espaço, combinando tradição com elegância moderna através de uma direcção de design inspirada na Era dos Descobrimentos

CONSTRUIR
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Após uma extensa renovação e reformulação abrangente do seu design, serviços e ofertas, o hotel de luxo localizado no coração do Porto juntou-se à marca Hospes Hotels. Este marco assinala o início de “um novo e emocionante” capítulo para o hotel, devolvendo-lhe “o estatuto de Grande Dame do Porto, e restabelecendo a sua posição de prestígio e elegância”.
A remodelação foi elaborada pela Nano Design, uma empresa de arquitectura do Porto, que “reimaginou” o espaço, combinando tradição com elegância moderna através de uma direcção de design inspirada na Era dos Descobrimentos. Os interiores homenageiam o Infante D. Henrique, também conhecido como Infante Sagres, e “Os Lusíadas”, o histórico poema épico português de Luís Vaz de Camões.
“Tratando-se de um hotel emblemático da cidade, acreditamos que era necessário um storytelling histórico e impactante que permitisse ter uma boa base para desenvolver o projecto de design de interiores. Associando o Infante de Sagres, impulsionador dos descobrimentos, à tão célebre epopeia “Os Lusíadas” de Luís Vaz de Camões, permitiu-nos navegar pela história de Portugal e fazer renascer a alma do hotel, enaltecendo a beleza da arquitectura existente daquele que foi o primeiro hotel de 5 estrelas do Porto”, afirmou Francisca Navio, fundadora da Nano Design.
Ao entrar no Hospes Infante Sagres Porto, os hóspedes são recebidos por uma nova área de concierge, situada onde outrora esteve o lobby original do hotel, transmitindo um ambiente de verdadeira elegância. O espaço redesenhado apresenta materiais como veludo, porcelana e mármore.
A renovação, que se prolongou por mais de 12 meses, incluiu a actualização de todos os 85 quartos e suítes, abrangendo os Superior, Deluxe, Deluxe Premium, Júnior Suite, Premium Suite e a Royal Suite e cada um inspirado em episódios famosos d’Os Lusíadas, como O Velho do Restelo, Ilha dos Amores, Consílio dos Deuses, Adamastor e Inês de Castro.
Também as áreas públicas, fachada e área de recepção foram alvo de melhorias significativas. Além disso, o hotel possui três salas de eventos e reuniões, o Scarlett Brasserie & Wine Bar, e uma piscina exterior.
A marca Hospes é conhecida pelo seu “compromisso” com experiências autênticas e património cultural, pelo que a integração do hotel no Grupo traz uma nova dimensão ao hotel.
“Estamos entusiasmados por dar as boas-vindas ao Hotel Infante Sagres como a mais recente adição ao premiado portfólio Hospes, juntando-se ao nosso estimado grupo de 10 boutique hotéis de luxo com um legado de excelência. É uma honra fazer parte da revitalização do icónico Hotel Infante Sagres e elevá-lo a novos patamares, preservando a sua herança enquanto primeiro hotel de 5 estrelas a abrir no Porto, em 1951”, disse Manuel Olivares, CEO do Hospes Hotel Group.
Também Jean Hélière, director-geral do Hospes Infante Sagres, destaca o “reposicionamento” do Hotel Infante Sagres que marca o seu regresso como o primeiro hotel de cinco estrelas do Porto.
“É um privilégio testemunhar o renascimento do primeiro hotel de cinco estrelas do Porto e fazer parte da família Hospes. Localizado no centro histórico, reconhecido como Património Mundial da UNESCO, o hotel completamente renovado combina magnificamente luxo e tradição, refletindo os valores da marca Hospes e homenageando o património cultural português”, destacou.