
CONSTRUIR
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
A Relais & Châteaux publicou o seu segundo relatório de Sustentabilidade e regista um saldo “positivo” em “praticamente todos os indicadores”. Segundo a associação, este novo documento registou, igualmente, um aumento da participação de membros, com 346 propriedades a optarem pelo preenchimento do questionário de sustentabilidade (63% da rede), relativamente às 283 propriedades que o fizeram no primeiro ano — um aumento de 22%.
A Relais & Châteaux não só está a progredir no que diz respeito à gestão dos objectivos ambientais, mas também em relação aos relacionados com o impacto social, demonstrando um verdadeiro compromisso dos membros perante uma ambição colectiva.
A transformação sustentável da Relais & Châteaux está prestes a tornar-se ainda mais ambiciosa, principalmente agora que celebra o 70.º aniversário e se propõe a aceitar desafios para o futuro e cujos “novos mandamentos” serão anunciados em Novembro deste ano.
Laurent Gardinier, presidente da Relais & Châteaux, afirma: “Esta viagem contínua exigirá imenso de cada um de nós, ainda para mais quando cada um dos nossos membros enfrenta pressões divergentes e prioridades locais únicas — sustentabilidade significa coisas diferentes em sítios diferentes. Mas sinto-me confiante que chegaremos ao nosso destino”.
Mauro Colagreco, vice-presidente dos Chefs da Relais & Châteaux, destaca: “Como chefs, devemos reduzir o nosso consumo de energia e água e repensar o ciclo de desperdício. É urgente agir”.
A recém formada Comissão de Sustentabilidade, que abordará as questões sociais e ambientais a um nível ainda mais profundo e proporcionará ainda mais apoio local aos membros na implementação destas mudanças, integra sete membros da Relais & Châteaux de diferentes regiões do globo, cada um escolhido pelas competências em diversos aspectos relacionados com responsabilidade ambiental: Aggie Banda do Royal Chundu – Luxury Zambezi Lodges, na Zâmbia; Mauro Colagreco do Restaurante Mirazur, em França; Malik Fernando do Resplendent Ceylon, no Sri Lanka; Vittoria Ferragamo do Il Borro, em Itália; Derek Joubert do Great Plains Conservation no Quénia e no Botswana; Charles McDiarmid do Wickaninnish Inn no Canadá; Marie-Hélène ‘Petit’ Miribel do Sol y Luna no Peru.