Câmara de Penacova investe 7,2M€ na requalificação de escola
A requalificação terá um prazo de execução de dezasseis meses, tudo apontando para que a obra esteja concluída em 2026

CONSTRUIR
Mota-Engil vai construir Porto de Banana para a DP World
Logicor regista aumento de 16M€ na receita
Odivelas adjudica construção da futura divisão da PSP
Câmara de Lisboa avança com a construção de centro de saúde de Campo de Ourique até 2026
Vector Mais constrói o novo escritório da tecnológica norte-americana PagerDuty
Grupo Albôi inaugura em Maio terceira unidade em Aveiro
Retail Mind expande operação na América Latina
Andreia Almeida assume Research da JLL
IGI encerra ano com 79 novas lojas em Portugal
Bondstone entrega construção de Bloomia à HCI Construções
A escola básica e secundária de Penacova vai ter obras de requalificação no valor de 7,2 milhões de euros. O investimento será suportado, na totalidade, pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e resulta de uma candidatura do município. A intervenção prevê a recuperação e modernização de cinco blocos e galeria exterior, reabilitação e ampliação do pavilhão, requalificação da portaria e arranjos exteriores, criação de um bosque no perímetro da escola e aquisição de equipamento.
“É uma intervenção que se impunha há muito tempo e que só é possível realizar, com esta dimensão, porque é financiada através de verbas do PRR. Recordo que esta foi uma das 451 escolas identificadas, em todo o país, para serem intervencionadas. O Governo e a ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses assinaram um acordo em 2022, em que o estado assumiu o compromisso de assumir o investimento, via PRR e outra fonte. Nessa lista, a intervenção a realizar na escola básica e secundária de Penacova foi classificada como urgente. Estamos muito satisfeitos com a aprovação da candidatura que aguardávamos há algum tempo. Esta obra será um salto em frente na qualidade das instalações e, consequentemente, no ensino dos nossos jovens”, esclareceu o presidente da câmara Álvaro Coimbra.
A requalificação terá um prazo de execução de dezasseis meses, tudo apontando para que a obra esteja concluída em 2026.
A recuperação dos cinco blocos compreende intervenções no âmbito da eficiência energética, aumento dos níveis de conforto, apetrechamento das salas de aula e laboratórios com novo equipamento digital e melhoria das acessibilidades. O projeto prevê também a reabilitação e ampliação do pavilhão, com o aumento da área para a prática desportiva, novas zonas de apoio e balneários. Aproveitando a mancha verde já existente, está também prevista a criação do bosque Dr Homero Pimentel. Por fim, a portaria e arranjos exteriores serão alvo de requalificação, com a demolição de algumas estruturas existentes, aumentando a área disponível e facilitando a entrada e saída de viaturas.