Câmara de Penacova investe 7,2M€ na requalificação de escola
A requalificação terá um prazo de execução de dezasseis meses, tudo apontando para que a obra esteja concluída em 2026

CONSTRUIR
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
A escola básica e secundária de Penacova vai ter obras de requalificação no valor de 7,2 milhões de euros. O investimento será suportado, na totalidade, pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e resulta de uma candidatura do município. A intervenção prevê a recuperação e modernização de cinco blocos e galeria exterior, reabilitação e ampliação do pavilhão, requalificação da portaria e arranjos exteriores, criação de um bosque no perímetro da escola e aquisição de equipamento.
“É uma intervenção que se impunha há muito tempo e que só é possível realizar, com esta dimensão, porque é financiada através de verbas do PRR. Recordo que esta foi uma das 451 escolas identificadas, em todo o país, para serem intervencionadas. O Governo e a ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses assinaram um acordo em 2022, em que o estado assumiu o compromisso de assumir o investimento, via PRR e outra fonte. Nessa lista, a intervenção a realizar na escola básica e secundária de Penacova foi classificada como urgente. Estamos muito satisfeitos com a aprovação da candidatura que aguardávamos há algum tempo. Esta obra será um salto em frente na qualidade das instalações e, consequentemente, no ensino dos nossos jovens”, esclareceu o presidente da câmara Álvaro Coimbra.
A requalificação terá um prazo de execução de dezasseis meses, tudo apontando para que a obra esteja concluída em 2026.
A recuperação dos cinco blocos compreende intervenções no âmbito da eficiência energética, aumento dos níveis de conforto, apetrechamento das salas de aula e laboratórios com novo equipamento digital e melhoria das acessibilidades. O projeto prevê também a reabilitação e ampliação do pavilhão, com o aumento da área para a prática desportiva, novas zonas de apoio e balneários. Aproveitando a mancha verde já existente, está também prevista a criação do bosque Dr Homero Pimentel. Por fim, a portaria e arranjos exteriores serão alvo de requalificação, com a demolição de algumas estruturas existentes, aumentando a área disponível e facilitando a entrada e saída de viaturas.