Câmara de Odivelas aprova concurso para nova esquadra da PSP; obra estimada em 10M€
O futuro equipamento, que ficará situado na zona da Ribeirada, vai albergar também o efetivo da 71.ª esquadra (Odivelas) e 73.ª esquadra (Pontinha), bem como as esquadras especializadas de Trânsito, Investigação Criminal e Intervenção e Fiscalização Policial (atualmente sediada na divisão de Loures)

CONSTRUIR
Designer Outlet Algarve anuncia expansão e reforço da oferta
UE selecciona 47 projectos estratégicos para diversificar acesso às matérias primas
Coldwell Banker Portugal promove venda de convento histórico do século XVI
Fujifilm reforça aposta em Portugal com inauguração de nova sede
Sector da construção continua a apresentar risco elevado em 2025
Grupo Convictus anuncia novo director de Marketing e Empreendimentos
Prepare a sua piscina antes da chegada do Verão com o Grupo Puma
Garagem Sul no CCB reabre Centro de Arquitectura
JLL e WORX acompanham Banco Julius Baer na sua expansão em Lisboa
Câmara de Aveiro avança para novo pavilhão municipal
A Câmara Municipal de Odivelas aprovou o lançamento do concurso para a construção da divisão da PSP do concelho, uma obra orçada em 9,7 milhões de euros e que deverá estar concluída no início de 2027.
A medida foi aprovada por maioria numa reunião pública do executivo, presidido pelo socialista Hugo Martins, com votos favoráveis de PS, PSD e Chega, e a abstenção do PCP.
Em abril de 2023, o anterior Governo aprovou em Conselho de Ministros o estabelecimento de um contrato de cooperação com a Câmara de Odivelas (distrito de Lisboa) para a construção das instalações da divisão da PSP do município, sendo agora autorizado o lançamento do concurso.
A empreitada para a construção da nova divisão da PSP de Odivelas está orçada em cerca de 9,7 milhões de euros e tem um prazo de execução de 24 meses, estimando a autarquia que as obras possam estar concluídas no início de 2027.
De acordo com o contrato estabelecido, o município de Odivelas investirá cerca de quatro milhões de euros na construção do equipamento, cabendo ao Governo assegurar a verba restante.
Além desta verba, a Câmara de Odivelas cedeu também o terreno e suportou os custos com o projeto de execução, num valor estimado de 250 mil euros.
O futuro equipamento, que ficará situado na zona da Ribeirada, vai albergar também o efetivo da 71.ª esquadra (Odivelas) e 73.ª esquadra (Pontinha), bem como as esquadras especializadas de Trânsito, Investigação Criminal e Intervenção e Fiscalização Policial (atualmente sediada na divisão de Loures). Câmara Municipal de Odivelas e o Governo já assinaram em pelo menos três ocasiões protocolos para a construção de uma esquadra que acolha a divisão da PSP.
Em 2009, o então ministro da Administração Interna, Rui Pereira (PS), assinou um protocolo com o município de Odivelas, estimando um investimento de cerca de três milhões de euros e a conclusão da obra em 2012.
Nove anos depois, em 2018, o Governo e a Câmara Municipal de Odivelas voltaram a assinar novo protocolo, estimando um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros e a conclusão da obra em 2020.
O último compromisso firmando entre as duas entidades foi em abril do ano passado.
Atualmente, a intervenção da PSP no concelho de Odivelas é coordenada pela divisão de Loures.