Mammoet lança guindaste terrestre com 6.000 toneladas de capacidade
A Mammoet, empresa global de transporte e elevação pesada de engenharia, lançou o guindaste terrestre mais forte do mundo, o SK6000. Com uma capacidade máxima de 6.000 toneladas irá responder às necessidades impostas por projectos de energia e infraestruturas de maiores dimensões

CONSTRUIR
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
O SK6000 redefine a escala da construção humana, permitindo que grandes projectos de energia e infraestrutura sejam construídos com componentes maiores. O SK6000 desempenha um papel crucial na energia eólica offshore, onde o rápido crescimento dos componentes nos últimos anos tem levado a problemas na cadeia de abastecimento. Com capacidade para levantar 3.000 toneladas a uma altura de 220 metros, o SK6000 garante que os parques eólicos em fase de planeamento hoje possam ser executados e entregues de forma segura no futuro.
No sector de petróleo e gás, o SK6000 reduz os tempos de integração em projectos flutuantes offshore, enquanto os projectos de novas construções e expansões em terra podem ser realizados com maior tempo de actividade. Ambos os cenários beneficiam de técnicas de construção modular que permitem que componentes críticos sejam construídos simultaneamente fora do local, em qualquer parte do mundo, antes de serem transportados para o local de instalação.
O SK6000 tem uma capacidade máxima de 6.000 toneladas, utilizando 4.200 toneladas de lastro para levantar com uma pressão máxima de carga no solo de 30 toneladas por metro quadrado. O design do guindaste facilita o seu transporte em contentores para qualquer localização no mundo. Também oferece capacidade de alimentação totalmente eléctrica, através de baterias ou da rede eléctrica, permitindo aos clientes reduzir significativamente o impacto de carbono dos projectos.
“Este guindaste é um feito de engenharia de recorde mundial, com um cronograma de produção à altura”, afirma Gavin Kerr, director de Serviços Globais da Mammoet.
O SK6000 está actualmente a passar por testes nas instalações da Mammoet em Westdorpe, nos Países Baixos, pronto para ser utilizado no seu primeiro projecto ainda este ano.