MOME “idealiza” vida comunitária no futuro da habitação
Numa campanha, que é também um filme, “Viver Perto, Crescer Juntos”, celebra o estilo de vida cooperativo que as suas habitações visam proporcionar ao sublinhar os valores de comunidade, sustentabilidade e acessibilidade
CONSTRUIR
Adrianno Arantes reforça Comissão Executiva da CIMPOR como COO
ALMA Development avança com a construção do Caxias Heights
Serris REIM adquire parque industrial e logístico do Parque Tejo
Hyatt lança na Madeira o primeiro Inclusive Collection em Portugal
AICCOPN: Fogos licenciados e em construção caem até Julho
Energias renováveis garantiram 55,1% do consumo de electricidade em Setembro
Indústria de mobiliário e decoração reforça presença no Reino Unido
Forvis Mazars é a nova inquilina do ICON Douro
Savills coloca Gleba na António Augusto de Aguiar em Lisboa
NOVA FCSH investe 4,2 M€ na reabilitação do Colégio Almada Negreiros
A MOME, gestora profissional de cooperativas de habitação, idealizou a “vida comunitária” naquele que será o “futuro da habitação na sociedade”. Numa campanha, que é também um filme, “Viver Perto, Crescer Juntos”, celebra o estilo de vida cooperativo que as suas habitações visam proporcionar ao sublinhar os valores de comunidade, sustentabilidade e acessibilidade que definem a MOME.
Dirigida pelo premiado realizador Vladimiro Leopoldo, a narrativa leva-nos numa viagem por espaços luminosos e acolhedores, onde as famílias, vizinhos e gerações interagem, convivem, brincam e constroem uma comunidade forte e unida. Esses momentos são ilustrados em diferentes cenários como os jardins privados e comuns, as cozinhas, os quartos e as salas de estar.
“A cidade está a mudar, e nós também. Queremos estar perto, conectar, entrelaçar. Desacelerar esta vida agitada para focar. Naquilo que realmente importa: o amor, a família, a amizade e o planeta. Queremos um futuro melhor para eles. Para que possam brincar ao relento dia após dia. E explorar e vaguear pelos campos da vida. Para que ouçam o que os rodeia. Seja a história de um vizinho ou o cantar dos pássaros”, conta a história.
Maria Ramalho Fontes, directora de design e marketing da MOME, refere que se trata de uma campanha onde, “mais do que uma representação visual da ambição do nosso trabalho, é um reflexo dos valores que estão por trás da construção da identidade da marca MOME”.
Sublinhe-se que os projectos de habitação cooperativa da MOME adoptam uma abordagem centrada nas pessoas e na natureza, promovendo soluções sustentáveis, com recurso a materiais ecológicos, que promovem a qualidade do ar, a gestão eficiente da água e a redução do efeito de ilha de calor.
Socialmente, os espaços projectados pela MOME promovem a educação ambiental, a actividade física e a recreação inclusiva, fortalecendo a comunidade, a sustentabilidade e a qualidade de vida.
Pedras.coop em Lavadores, Vila Nova de Gaia, e Hera.coop no Carvalhido, Porto, totalizam 110 fogos habitacionais. Ambos os projectos destacam o uso de métodos construtivos inovadores e materiais sustentáveis, classificando-se como NZEB – Nearly Zero-Energy Buildings, com emissões quase nulas e desempenho energético elevado, utilizando energia maioritariamente de fontes renováveis produzidas no local.