MOME “idealiza” vida comunitária no futuro da habitação
Numa campanha, que é também um filme, “Viver Perto, Crescer Juntos”, celebra o estilo de vida cooperativo que as suas habitações visam proporcionar ao sublinhar os valores de comunidade, sustentabilidade e acessibilidade

CONSTRUIR
Gebalis apresenta execução orçamental acima de 99% pelo terceiro ano consecutivo
Imovirtual estabelece parcerias com Photobooking e CASAFARI
SCML coloca no mercado projecto Sousa Martins 24
Mercado residencial de luxo: Porto, Algarve e Lisboa à frente de principais cidades europeias
Álvaro Siza assina troféu dos Prémios Trienal
Metro de Lisboa: Linha Violeta entre Loures e Odivelas novamente a concurso
The Social Hub dá nova vida ao bairro San Lorenzo em Roma com projecto de 114 M€
Braga com 1062 fogos aprovados em 2024, logo a seguir a Lisboa e Porto
Vulcano promove curso sobre instalação de Piso Radiante
The Editory Collection Hotels abre nova unidade após investimento de 63,8 M€
A MOME, gestora profissional de cooperativas de habitação, idealizou a “vida comunitária” naquele que será o “futuro da habitação na sociedade”. Numa campanha, que é também um filme, “Viver Perto, Crescer Juntos”, celebra o estilo de vida cooperativo que as suas habitações visam proporcionar ao sublinhar os valores de comunidade, sustentabilidade e acessibilidade que definem a MOME.
Dirigida pelo premiado realizador Vladimiro Leopoldo, a narrativa leva-nos numa viagem por espaços luminosos e acolhedores, onde as famílias, vizinhos e gerações interagem, convivem, brincam e constroem uma comunidade forte e unida. Esses momentos são ilustrados em diferentes cenários como os jardins privados e comuns, as cozinhas, os quartos e as salas de estar.
“A cidade está a mudar, e nós também. Queremos estar perto, conectar, entrelaçar. Desacelerar esta vida agitada para focar. Naquilo que realmente importa: o amor, a família, a amizade e o planeta. Queremos um futuro melhor para eles. Para que possam brincar ao relento dia após dia. E explorar e vaguear pelos campos da vida. Para que ouçam o que os rodeia. Seja a história de um vizinho ou o cantar dos pássaros”, conta a história.
Maria Ramalho Fontes, directora de design e marketing da MOME, refere que se trata de uma campanha onde, “mais do que uma representação visual da ambição do nosso trabalho, é um reflexo dos valores que estão por trás da construção da identidade da marca MOME”.
Sublinhe-se que os projectos de habitação cooperativa da MOME adoptam uma abordagem centrada nas pessoas e na natureza, promovendo soluções sustentáveis, com recurso a materiais ecológicos, que promovem a qualidade do ar, a gestão eficiente da água e a redução do efeito de ilha de calor.
Socialmente, os espaços projectados pela MOME promovem a educação ambiental, a actividade física e a recreação inclusiva, fortalecendo a comunidade, a sustentabilidade e a qualidade de vida.
Pedras.coop em Lavadores, Vila Nova de Gaia, e Hera.coop no Carvalhido, Porto, totalizam 110 fogos habitacionais. Ambos os projectos destacam o uso de métodos construtivos inovadores e materiais sustentáveis, classificando-se como NZEB – Nearly Zero-Energy Buildings, com emissões quase nulas e desempenho energético elevado, utilizando energia maioritariamente de fontes renováveis produzidas no local.