Empresas do sector da construção vão a França fazer negócios
A segunda maior economia da Europa recebe a partir de hoje mais uma edição da Batimat, feira da construção, equipamentos e materiais de construção, que este ano se realiza com o salão Interclima (equipamentos eléctricos e sistemas de climatização para a construção civil) e o salão Ideobain (materiais e equipamentos para casas de banho e SPAS)

CONSTRUIR
Americanos “impulsionam” procura no mercado de luxo em Portugal
Teixeira Duarte lança novo projecto residencial em Benfica
Projecto ‘Parceiros da APAL’ visa reforçar e capacitar a indústria
Príncipe Real recebe nova loja da Manteigaria
Hempel apresenta nova solução para protecção contra a corrosão
Risco de crédito no sector da construção aumenta face aos desafios
Mercado das obras públicas acelera em 2025
Novo campus da Hovione no Seixal entra na fase final de construção
Penha Living é o novo projecto da ADDSOLID em Lisboa
Velto e QEnergy estabelecem parceria para desenvolver projectos de energia renováveis
Sob organização da Associação Empresarial de Portugal, AEP, a comitiva portuguesa que está até 3 de Outubro na Expo Porte de Versailles, em França, é composta por 14 empresas para participar na feira Batimat (construção, equipamentos e materiais de construção), que se realiza juntamente com o salão Interclima (equipamentos eléctricos e sistemas de climatização para a construção civil) e o salão Ideobain (materiais e equipamentos para casas de banho e SPAS).
“Esta é a sétima vez que a AEP leva empresas nacionais à BATIMAT. A primeira vez foi em 2011 e a última em 2022. A França é um parceiro económico de grande relevância para Portugal e em termos de oportunidades de negócio pode ser um mercado muito interessante para o sector da construção civil e materiais de construção. É importante que as empresas nacionais não deixem de estar presentes nas “feiras-âncora” e avaliem as possibilidades que o comércio electrónico pode oferecer”, explica o presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro.
A França é a sétima economia mundial e a segunda ao nível da União Europeia. É um dos principais exportadores e importadores mundiais (sétima posição enquanto exportador e sexta como importador). Teve um crescimento do PIB de 1,1% em 2023 e o crescimento previsto para 2024 é de 1,2%. Segundo o INE, França foi o segundo cliente das exportações portuguesas de bens em 2023, com uma quota de 13,0%, ocupando a terceira posição ao nível das importações (7,0%). Ao longo do período 2019-2023 verificou-se uma média de crescimento anual das exportações de 7,2% e de 0,9% nas importações. A balança comercial de bens foi favorável ao nosso país, tendo apresentado um excedente de 2805 milhões de euros em 2023.
Com uma periodicidade bienal, na edição anterior, em 2022, a BATIMAT contou com 1300 expositores e recebeu 270 mil visitantes (21% internacionais) e mais de 450 conferências, workshops e seminários.