Volume de negócios e exportações do sector da construção metálica crescem 20% em 2023
A Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, CMM, divulga os números de exportação, volume de negócios e de postos de trabalho do sector da construção metálica. As exportações portuguesas de construção metálica somaram 2.9 mil milhões de euros em 2023, o que representa 3,8% do total das exportações nacionais
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Com cerca de 37 mil postos de trabalho directos, o volume de negócios da construção metálica atingiu o valor recorde de 6,7 mil milhões de euros, representando 2,5% do PIB nacional. No ano passado, as exportações representaram 3,8% do total de exportações nacionais, atingindo o valor recorde de 2.9 mil milhões de euros. O volume de negócios e das exportações nacionais das empresas de fabricação de estruturas metálicas cresceu mais de 20% no último ano.
“Os números do sector da Construção Metálica demonstram a evolução continua deste sector. Este crescimento deve-se ao custo relativamente baixo dos nossos produtos e serviços quando comparados com outros países europeus. Este custo competitivo, aliado à qualidade e fiabilidade dos produtos portugueses, tem sido fundamental para captar e fidelizar clientes exigentes no mercado internacional”, sublinha o presidente da CMM, Luís Simões da Silva. Acresce que, salienta o responsável, “a construção metálica tem sido favorecida pela crescente consciencialização sobre sustentabilidade, uma vez que o aço é um material 100% reciclável e, quando bem integrado nos processos de construção, contribui para uma redução significativa das emissões de carbono. Isto coloca-nos numa posição vantajosa para responder a uma procura global crescente por soluções de construção sustentáveis e eficientes”, afirma.
De acordo com os resultados apresentados destaca-se o crescimento histórico do sector da construção metálica em todas as vertentes, nomeadamente no número de postos de trabalho directos, no volume de negócios e no valor das exportações.
A Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, CMM, prepara-se para realizar em 2025, o XV Congresso de Construção Metálica e Mista, nos dias 20 e 21 de Novembro, na Super Bock Arena, no Porto, com o objectivo de dar a conhecer as mais recentes inovações com sessões científicas, seminários técnicos, sessões técnico-comerciais e exposição técnica. São dois dias em que as empresas têm a oportunidade de partilhar os seus inputs nas diferentes matérias que impulsionam o sector, com presença em stand ou como patrocinadores. O impacto da inteligência artificial no sector da construção metálica e mista e a energia são os temas em destaque desta 15ª edição, que pretende potenciar ao máximo o networking entre as diferentes instituições presentes.