Fundos da Corum investments investiram mais de 760M€ em 2024
A conjuntura foi propícia à realização de bons negócios, que se traduziram em 19 aquisições de imóveis, uma deles em Portugal em Dezembro. Com o objectivo de continuar a crescer no mercado nacional a Corum Investments está em negociação com bancos com vista a comercialização dos seus fundos

CONSTRUIR
Mota-Engil vai construir Porto de Banana para a DP World
Logicor regista aumento de 16M€ na receita
Odivelas adjudica construção da futura divisão da PSP
Câmara de Lisboa avança com a construção de centro de saúde de Campo de Ourique até 2026
Vector Mais constrói o novo escritório da tecnológica norte-americana PagerDuty
Grupo Albôi inaugura em Maio terceira unidade em Aveiro
Retail Mind expande operação na América Latina
Andreia Almeida assume Research da JLL
IGI encerra ano com 79 novas lojas em Portugal
Bondstone entrega construção de Bloomia à HCI Construções
A Corum Investments apresentou os seus resultados de 2024 “mais um ano de objectivos cumpridos”, como sublinhou Marcelo Capitão, sales director da Corum Investments Portugal. Em 2024 a estratégia da gestora de fundos imobiliários de origem francesa assentou, uma vez mais, na “diversificação dos activos, na obtenção de rentabilidades elevadas, controlo de fundraising e em contratos de arrendamento de longa duração”.
Em 2024 os fundos Corum aproveitaram a conjuntura favorável para adquirir 19 novos imóveis, dos quais sete no 4º trimestre, distribuídos por sete países, incluindo Portugal, e por vários sectores de actividade (hotelaria, retalho, escritórios e logística).
Em 2024 os três fundos imobiliários Corum comercializados em Portugal, Corum Origin, o Corum XL e o Corum Eurion, investiram mais de 760 milhões de euros (sem recurso a dívida de longo prazo) e atingiram ou ultrapassaram os respectivos objectivos inicialmente traçados.
O Corum Origin, o primeiro fundo lançado em 2012 pela Corum, com uma taxa interna de rentabilidade (TIR) a 10 anos, teve em 2024 uma rentabilidade de 6,05 “e nós conseguimos estar acima do nosso objectivo de rentabilidade de 6%. Este fundo está com cerca de 3.3 mil milhões de euros de activos sob gestão e tem mais 60 mil investidores”, explicou Marcelo Capitão.
O Corum XL tem uma TIR de 4,15% a 5 anos e de 10% a 10 anos, é um fundo que tem uma variante que tem exposição cambial em países fora da zona euro, como a Polónia, Reino Unido, Noruega e Canadá. No último ano teve uma rentabilidade de 5,53% e está acima do seu objectivo anual de 5%. Tem 2,1 mil milhões de euros sob gestão e mais de 50 mil investidores.
Por sua vez o Corum Eurion, com uma TIR de 6,36% em 5 anos ( com o objectivo de atingir os 6,5% em 10 anos), teve em 2024 uma rentabilidade 5,53%, que compara com o objectivo de desempenho traçado de 4,5%. Este fundo tem 1,3 mil milhões de euros de activos sob gestão e conta com 37 mil investidores.
Em 2024, os fundos Corum comercializados em Portugal aproveitaram a conjuntura favorável aos compradores para adquirir 19 novos imóveis, um dos quais em Portugal – por 17,5 milhões de euros e arrendado por 25 anos a um grupo português de retalho -, oferecendo as seguintes rentabilidades inicial : 9,30% para o Corum Origin, 7,79% para o Corum XL, 7% para o Corum Eurion. Os fundos fizeram também 4 vendas, gerando uma mais-valia total de quase 10 milhões de euros, que foi transferida para os investidores.
O valor dos activos dos três fundos Corum, Origin, XL e Eurion, aumentou em 2024, de acordo com as estimativas dos peritos independentes 2,57, 2,39 e 2,25% respectivamente.
No total, desde 2012, os fundos CORUM geraram uma criação de valor de 1,5 mil milhões de euros para os investidores (dividendos distribuídos a partir das rendas recebidas, acrescido de mais-valias distribuídas e aumentos dos preços da acção).
A Corum Investments terminou 2024 com mais de 130 000 investidores, mais de 8 mil milhões de euros sob gestão, três fundos imobiliários, com investimentos em 17 países, mais de 2500 parceiros de distribuição e mais de 260 colaboradores