“O SIL assume-se como uma plataforma privilegiada no apoio à internacionalização das empresas portuguesas”
O evento, que decorre até ao próximo dia 11 de Outubro nos pavilhões da FIL no Parque das Nações, é um complemento às iniciativas que a Fundação AIP tem desenvolvido em diversas feiras no estrangeiro como explica a directora do SIL, Sandra Fragoso
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Arranca esta quarta-feira a edição de 2015 do Salão Imobiliário de Portugal, uma iniciativa organizada pela Fundação AIP que conta este ano com um aumento do número de expositores e mantém a aposta no convite a investidores estrangeiros. O evento, que decorre até ao próximo dia 11 de Outubro nos pavilhões da FIL no Parque das Nações, é um complemento às iniciativas que a Fundação AIP tem desenvolvido em diversas feiras no estrangeiro como explica a directora do SIL, Sandra Fragoso, em entrevista ao CONSTRUIR.
Quais são as expectativas para a edição deste ano do SIL?
As expectativas são positivas, pois esperamos um aumento do número de transações, em relação ao ano passado, na medida em que temos mais empresas, mais compradores internacionais que terão a oportunidade de contactar num mesmo local com a maior oferta de imobiliário português. Para além disso, esperamos mais visitantes.
O visitante do SIL poderá ainda visitar o Vintage Festival, o Lisboa Design Show e a Intercasa, iremos ter mais de 800 empresas e esperamos 45.000 visitantes.
Quais são os aspectos mais relevantes que nos pode salientar da edição deste ano?
O SIL dando continuidade à estratégia já definida em 2014, mantém a forte aposta no convite a investidores estrangeiros, nomeadamente, China, França e países da CPLP que tem sido responsáveis por importantes negócios feitos em Portugal.
Teremos uma Conferência no dia 7 de Outubro, subordinada ao tema “As dificuldades e as oportunidades do sector imobiliário – Propostas para o Futuro” pois para além de se fazer uma análise do estado do Sector, irá ainda debater o futuro do sector imobiliário em Portugal.
Uma das grandes novidades é o Espaço Família, numa iniciativa conjunta entre a Century 21 e a organização do SIL – será um espaço lúdico e de animação, totalmente dedicado às famílias, que conta com a participação de inúmeros especialistas e figuras públicas de áreas muito distintas, que vão desde a Gastromonia, arquitectura, humor, exercício físico, saúde mental e física, nutrição, Feng Shui, decoração, entre tantas outras, mas todas com um denominador comum, que é o de abordar temas ligados à vida das famílias, naquele que é o seu ponto âncora mais importante, a sua casa.
De referir o Seminário Nacional da APEMIP, o Encontro de Vendas Nacional Century 21, o lançamento de publicações especializadas, diversas apresentações técnicas, entre outras actividades.
Destaco ainda a Bolsa de Arrendamento, que terá uma oferta concentrada de imóveis, que vão desde o T0 a T8, apartamentos e moradias, escritórios, lojas e armazéns de Norte a Sul de Portugal. Temos ainda o Leilão Imobiliário que se vai realizar no sábado e no Domingo, organizado pela CGD e pela DGTF.
Que metas esperam atingir com o SIL 2015?
Este ano o nosso objectivo eram 200 empresas, e o mesmo já foi ultrapassado. Neste 18ª edição, teremos 250 empresas, com um excelente incremento face a 2014 em que registamos 170 empresas.
Nesta edição teremos uma forte representação da maioria dos sectores, inclusive empresas novas no mercado. O SIL ocupará o Pavilhão 3 da FIL (cerca de 10.200 m2) e o Pavilhão Multiusos (entre os pavilhões 2 e 3 da FIL), com área exposicional, área de actividades para profissionais e público que vão desde conferências a apresentações técnicas/comerciais, passando pela Bolsa de Arrendamento, Espaço para a Família promovido pela Century 21, bem como o Leilão da Caixa Geral de Depósitos, entre outras.
Qual a importância da captação de investidores estrangeiros para este evento?
Como é do vosso conhecimentos, e dando continuidade à estratégia anteriormente definida, o SIL assume-se como uma plataforma privilegiada no apoio à internacionalização das empresas portuguesas do sector imobiliário. Em 2015, o SIL esteve presente em Xangai, Paris, Lyon e S. Paulo, onde mostramos que investir em Portugal no sector imobiliário é rentável e seguro.
Se a nossa estratégia é, por um lado, levar as empresas portuguesas a mercados prioritários, no SIL em Lisboa, de 7 a 11 de Outubro, é estratégico promover a vinda de investidores. Nesta edição do SIL, teremos compradores da Inglaterra, China, França, Brasil, Angola e Moçambique, entre outros. Nesta edição teremos presenças do Dubai, Angola, França, China, EUA, Brasil.