Câmara da Covilhã e Siemens analisam viabilidade de projecto na área da energia

Por a 28 de Agosto de 2017

A Siemens Portugal celebrou uma parceria estratégica com a Câmara Municipal da Covilhã, para estudar a viabilidade técnica de um projecto inovador na área da energia.

Segundo a empresa, o Município está a analisar a possibilidade de utilizar o sistema de armazenamento e distribuição de água, para a produção de energia renovável.

Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a Siemens explica que a Câmara da Covilhã tem desenvolvido diversas acções no sentido da implementação de soluções inovadoras na área da geração de energia a partir de fontes renováveis e eficiência energética.

Nesse sentido, no âmbito dessa estratégia, a autarquia está a avaliar a possibilidade de instalar soluções de microgeração hídrica, nas condutas de adução de distribuição de água potável ao concelho. Dado que estas condutas se iniciam no alto da Serra da Estrela e distribuem água até às cotas mais baixas, entendeu a Câmara, existir um potencial elevado de geração de energia.

Para analisar a viabilidade do projecto, o Município celebrou uma parceria estratégica com a Siemens, no sentido da realização de um estudo prévio de viabilidade técnica.

“Acreditamos que a experiência da Siemens nesta área das renováveis em projectos um pouco por todo o mundo pode adicionar valor a esta iniciativa da Câmara Municipal, disse João Silva Marques, responsável pela área de produção de energia na Siemens Portugal.

Vitor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, explica que um dos objectivos “é que a Covilhã passe a ter mais uma fonte de energia alternativa “, acrescentando que “este poderá ser um projecto inovador não só em Portugal, como na Europa“.

Mediante os resultados deste estudo, que está em fase de conclusão, o Município abrirá concurso público para esta concessão.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *