QUANTICO e UBEDA criam fundo de 100 milhões para Reabilitação Urbana

Por a 26 de Outubro de 2017

Carlos Vasconcellos

A Quantico, uma Sociedade de Investimentos fundada e presidida por Carlos Vasconcellos Cruz, em parceria com a Ubeda e o Andbank, criou um Fundo de Investimento no valor de 100 milhões de euros destinado ao investimento em Reabilitação Urbana residencial, centrado em Lisboa, Estoril/Cascais, e que não exclui investimentos estratégicos no Porto. O Fundo, denominado VESTA REAL ESTATE FUND, tem como objectivo, investir a totalidade nos próximos 12-18 meses, sendo que terá um período de vida de 6 anos (os últimos para desinvestimento- vendas).

Com sede no Luxemburgo, o VESTA REAL ESTATE FUND adopta a forma de um SICAV-RAIF, supervisionado pelas autoridades monetárias luxemburguesas, sendo que cada edifício a reabilitar será adquirido por uma sociedade veículo de direito português, esclarece a Quantico em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR.

De acordo com a mesma nota, os clientes de “private banking” do Andbank (privados e family offices), a Quantico e a Ubeda são os principais participantes do Fundo, dispondo, entre eles e co-investidores, de 100 milhões de euros para  adquirir e reabilitar imóveis e posterior venda a retalho.

A iniciativa, explica a mesma fonte, surge após 4 anos de investimentos no modelo de reabilitação urbana desenvolvido pela Quantico, a que no último ano se juntou a Ubeda, tendo já sido  objecto de investimento em reabilitação cerca de 40 milhões de euros, um valor correspondente a 60 milhões de euros em vendas. Os projectos desenvolvidos pela Quantico centram-se em Lisboa, situando-se no segmento residencial médio/alto, e têm obtido rentabilidades líquidas anuais para os investidores superiores a 15%.

Para Carlos Vasconcellos e Carlos Mallo, assessores do Fundo, o racional é evidente: “apesar da subida de preços na aquisição de imóveis para reabilitar em zonas Premium, há ainda muito trabalho a fazer e boas oportunidades  de investimento em prédios muito bem localizados em zonas nobres da cidade e linha de Cascais, e que necessitam de obras de reabilitação profundas e de elevada complexidade técnica. Não compramos a preços especulativos, e acreditamos que em Lisboa, Cascais e Porto há espaço para os preços de venda se manterem ou mesmo subirem, dado que há ainda um desfasamento importante com os preços de outras cidades europeias comparáveis. Portugal, e particularmente Lisboa/Cascais, apresentam níveis de atractividade e qualidade de vida insuperáveis”.

 

Recorde-se que, tal como a QUANTICO em Portugal, fundada há cerca de 4 anos por Carlos Vasconcellos, ex-Administrator Executivo da PT e CEO mundial da Dun & Bradstreet Global, a UBEDA foi criada por Carlos Mallo, um ex-executivo espanhol, com mais de 25 anos de experiência em private equity, os últimos dos quais como líder da Permira em Espanha e membro do seu board mundial. O Andbank é um banco de Andorra, especializado em private banking, com mais de 80 anos de experiência e presença em três continentes, que, segundo a Quântico, tem um dos mais elevados índices de solvência da indústria financeira a nível mundial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *