Casa do Rio vence nos Best of Wine Tourism Awards

Por a 7 de Novembro de 2017

Fotografia: Quinta do Valado

A Casa do Rio – Quinta do Valado, da autoria de Francisco Vieira de Campos (menos é mais arquitectos), venceu a categoria de Arquitectura e Paisagem nos Best of Wine Tourism Awards 2018.

O concurso, promovido pela Rede Global de Grandes Vinhedos e que distingue, anualmente, a inovação e a excelência nas melhores regiões vinícolas do mundo em sete categorias, distinguiu ainda o Carmo’s Boutique Hotel, em Ponte de Lima, na categoria “Alojamento”, o Restaurante Cais da Villa, em Vila Real, em “Restaurantes Vínicos”, e o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde (CIPVV), na categoria “Arte e Cultura”, entre outros.

De acordo com a descrição do projecto, disponível no sítio da Internet do gabinete menos é mais, sobre o lugar, o arquitecto refere a “topografia acidentada e o Rio Douro” que “marcam fisicamente os limites da paisagem, e das vistas”.

“O sítio impôs as regras. As regras impõem deixar o vale ‘quase’ intocável. Uma estrutura suspensa, apoiada somente em dois pontos garantem o impacto mínimo com o solo. O desenho procurou sintetizar nas proporções mais correcta do espaço, o rigor das métricas pré-estabelecidas, as cargas admissíveis, a sistematização dos detalhes, e essencialmente a coerência na utilização dos materiais. O objecto arquitectónico procurou aproximar-se ao conceito de ‘ponte’, ao conceito de infra-estrutura”. Em suma, foi um “construir sem tocar” como sintetiza a descrição do projecto.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *