FAUP lança 3ª edição do Curso Livre “Arquitectura e Desenho”

Por a 2 de Janeiro de 2018

 A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) vai realizar a 3.ª edição do Curso Livre “Arquitectura e Desenho – habitação plurifamiliar do Século XX” entre os próximos dias 9 de Fevereiro de 2018 a 4 de Maio de 2018, num total de 12 sessões. As candidaturas online podem ser feitas no site da FAUP em www.fa.up.pt, até ao próximo dia 10 de Janeiro de 2018.

 Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a FAUP explica o a criação deste Curso partiu “da premissa de que hoje em dia se verifica, entre os estudantes, uma dificuldade em identificar, observar, anotar e reter, com rapidez e eficiência, muitos dos factos e formas estruturantes na composição de uma obra arquitectónica”.

Nesse sentido, o Curso pretende “fomentar a capacidade de concentrar o olhar sobre os factos relevantes de uma imagem, de um desenho ou de um comentário, com acuidade e eficácia” e consequentemente, o objectivo do Curso Livre é “ajudar a criar e desenvolver a capacidade de observar, destacar e compreender (e representar, pelo desenho rápido), os significantes arquitectónicos essenciais à análise de projecto”.

Segundo a mesma fonte, o Curso Livre “estrutura-se em torno de um conjunto de casos singulares de edifícios de habitação plurifamiliar e explora os vários significados de desenho em projecto: o desenho entendido como meio de concepção e comunicação mas sobretudo, como forma de pensar, entender e fazer arquitectura; o desenho entendido ainda como instrumento preferencial no estudo aprofundado do projecto – suas opções/modelos conceptuais e respectivos temas/princípios de composição”.

O Curso tem coordenação dos arquitectos e docentes André Santos e Marta Rocha e decorre do interesse da temática abordada por docentes associados ao estudo da habitação plurifamiliar, convidados a leccionar a unidade curricular optativa “Arquitectura e Desenho 2”, no âmbito do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP.

Para a 3.ª edição (2.º Semestre, ano lectivo 2017/2018), o corpo docente deste Curso é constituído pelos arquitectos André Santos, Marta Rocha, Ana Isabel Costa e Silva, Hélder Casal Ribeiro, Luís Soares Carneiro, Luís Viegas, Marco Guinoulhiac, Maria José Casanova, Raquel Paulino e Susana Gomes.

O curso destina-se a estudantes da Universidade do Porto interessados na temática, estudantes de Arquitectura, arquitectos e público em geral.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *