Secção Norte da Ordem dos Arquitectos promove Prémios ARQuétipo 17/18

Por a 14 de Janeiro de 2018

A Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos está já a promover a primeira edição dos Prémios ARQuétipo. Este prémio pretende inverter a lógica tradicional do arquitecto como mero prescritor para agente activo do processo criativo na concepção de produtos para o mercado da construção. Instituídos com o objectivo de promover o desenvolvimento ou [re]invenção de produtos, conceitos ou técnicas, com aplicabilidade directa no sector da construção.
Em cada edição, serão estabelecidas parcerias estratégicas com empresas de referência no sector, estabelecidas no mercado nacional, de componente produtiva e capacidade de inovação, com expectativa de que daí resulte investigação e desenvolvimento do produto, susceptível de, a curto e a médio prazo, ser lançado no mercado.
Para tal convidam-se arquitectos a apresentar propostas de produto, conceito ou técnicas com aplicabilidade directa no sector da construção, às empresas associadas a esta iniciativa, no âmbito do PRÉMIO ARQUÉTIPO INOVAÇÃO Nº 41°.
Será ainda atribuído um MASTER PRÉMIO ARQUÉTIPO INVESTIGAÇÃO Nº 41°, com o objectivo de apoiar e incentivar a investigação e desenvolvimento do produto que o Júri considere mais adequado às necessidades e tendências de mercado.
Os Prémios, que terão um valor pecuniário entre 2500 até 8500€ para os melhores produtos e abrem perspectivas de royalties para o arquitecto que desenvolver o produto com maior potencial comercial, assumem nos seus objectivos um carácter disruptivo e inovador perante o posicionamento corrente dos vários agentes do sector da Construção, apostando numa profunda interacção que potencie e beneficie das elevadas competências técnicas dos Arquitectos Portugueses.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *