Cluster AEC discute “Plataforma digital para a indústria da Construção” a 21 de Fevereiro

Por a 19 de Fevereiro de 2018

O ministro da Economia, Caldeira Cabral, e o secretário-geral da European Construction Technology Platform, Alain Zarli, estão entre as personalidades convidadas para marcar presença no EU Industry Day 2018, iniciativa promovida pelo Cluster Arquitectura, Engenharia e Construção dedicada ao tema “Plataforma digital para a indústria da Construção”.
A iniciativa, que terá lugar no próximo dia 21 de Fevereiro, a partir das 14:30, no LNEC, conta com seminários e workshops com o intuito de discutir e aprofundar o tema da Digitalização no sector da Construção.
Segundo os promotores desta organização, “a tecnologia digital está a mudar a forma como o sector da construção projecta, constrói, mantém, e utiliza o nosso ambiente construído: edifícios, cidades, redes, infraestruturas de transportes, águas, energia. Pretende-se com esta iniciativa debater em especial a importância do BIM (Building Information Modeling / Management), sensorização, realidade aumentada, robótica, impressão 3D, e inteligência artificial”. A sessão termina com uma mesa redonda que contará com a participação do arquitexto João Luis Carrilho da Graça, projectista do novo terminal de cruzeiros de Lisboa.
Para Rita Moura, presidente da PTPC e do Cluster AEC, “esta iniciativa constitui uma excelente oportunidade para destacar o papel fundamental e o enorme impacto que a Arquitectura, Engenharia e Construção, enquanto criadores do ambiente construído, podem ter no mercado de digitalização europeu. Será também interessante debater como será feito o seu alinhamento com as políticas portuguesas.” “Por outro lado, trata-se de uma forma de afirmar o nosso Cluster AEC, a nível nacional e internacional, como um cluster de excelência, o que irá claramente traduzir-se em novas oportunidades e visibilidade para os próprios associados”, conclui.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *