1ª trimestre de 2018: Retalho concentrou quase totalidade do investimento comercial

Por a 12 de Junho de 2018


848 milhões de euros foi montante total investido no sector do retalho durante primeiro trimestre de 2018, de acordo com o departamento de research da Worx, Real Estate Consultants.

Entre as principais operações a Worx destaca a aquisição do portefólio da Blackstone por parte da Ceetrus (ex-Immochan) que adquiriu o Sintra Retail Park, Fórum Sintra e Fórum Montijo no valor total de 411 milhões de euros. Seguido da aquisição do Centro Comercial Dolce Vita pela AXA Investment Managers, numa operação de 230 milhões de euros e a compra, por parte da Sonae Sierra e da espanhola Armórica do Serra Shopping, por 32,5 milhões de euros.

Com um desempenho excepcional, o segmento de retalho contabilizou 93% do volume total de transacções ocorridas no mercado português de investimento comercial no primeiro trimestre de 2018, seguido pelo segmento de escritórios que somou 28 milhões de euros, representando apenas 3% do volume total de investimento.

Os investidores internacionais mantêm a liderança, com as nacionalidades de origem a alargarem cada vez mais o seu espectro. “O apetite internacional pelo mercado português continua em alta, com o factor liquidez a ser direccionado para oportunidades em todos os segmentos, com destaque particular para os segmentos de promoção e escritórios”, destaca ainda a consultora.

Com as prime yields a baterem em níveis históricos, prevê-se que o mercado possa ainda contrair ligeiramente nos próximos meses, mas aproximando-se cada vez mais da trajectória de estabilização.

Para Pedro Valente, Capital Markets da Worx, “A performance verificada no primeiro trimestre de 2018 veio comprovar os forecasts avançados no final de 2017 sobre os resultados muito positivos esperados para o mercado de investimento português”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *