FAUP recebe apresentação do livro “Visiones urbanas. De la cultura del planal urbanismo paisagístico” 

Por a 14 de Junho de 2018
A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), recebe no próximo dia 19 de Junho, na Sala Plana, a apresentação do livro “Visiones urbanas. De la cultura del planal urbanismo paisagístico”, da autoria dos professores e investigadores Carmen Díez Medina e Javier Monclús. A apresentação dos autores será feita pelos professores Álvaro Domingues (FAUP) e Sara Sucena (Universidade Fernando Pessoa/ CEAU-FAUP).
De acordo com nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR pela FAUP, “Visiones urbanas. De la cultura del plan al urbanismo paisagístico” é um livro “dirigido a estudantes e profissionais interessados em entender como certas visões do século XX, que se estenderam até ao século XXI, se tornaram decisivas quando se trata de moldar a cidade e as paisagens urbanas contemporâneas”.
A obra, explica a mesma fonte, foi concebido como um manual, sendo “simultaneamente intencional e flexível”. Nesse sentido, “a publicação estrutura-se em forma de ensaios temáticos que apresentam uma soma de argumentos tendo como denominador comum as concepções e estratégias urbanas”.
Segundo a FAUP, “a sucessão de ensaios sobre temas e casos diversos não pretende estabelecer interpretações universais mas sim destacar alguns episódios relevantes que podem ajudar a compreender o porquê da cultura do plano urbanístico estar a dar lugar a outras formas de urbanismo, do projecto urbano ao urbanismo estratégico, passando pelo urbanismo paisagístico”.
A FAUP conclui que, “perante as interpretações globais do urbanismo pela história socioeconómica ou pela historiografia arquitectónica, este livro pretende contribuir para a compreensão da disciplina a partir do debate contemporâneo, adoptando uma perspectiva histórica e comparativa, com ênfase na dimensão cultural do urbanismo. Os conteúdos publicados partilham campos de interesse com a arquitectura, a história urbana, o desenho urbano, a arquitectura paisagística  ou a geografia”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *