Dora Miller
Qualidade da gestão e acesso a tecnologia são decisivos na escolha dos imóveis a arrendar
O Global Tenant Survey 2018, lançado pela consultora imobiliário CBRE, revela que para 88% dos inquilinos a qualidade da gestão do imóvel tem um impacto determinante na decisão de renovação do contrato de arrendamento
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Numa altura em que as empresas se debatem sobre a criação de um ambiente de trabalho mais saudável, colaborativo e produtivo, a qualidade da gestão de imóveis e a incorporação de tecnologia são pontos fundamentais nas decisões dos inquilinos relativamente aos locais a arrendar espaços.
Nos vários tipos de imóveis, incluindo escritórios, retalho e indústria, o Global Tenant Survey 2018, lançado pela consultora imobiliário CBRE, revela que para 88% dos inquilinos a qualidade da gestão do imóvel tem um impacto determinante na decisão de renovação do contrato de arrendamento.
Para os inquilinos, a renovação do contrato de arrendamento significa uma maior estabilidade na equipa, assim como um menor encargo financeiro e disrupção resultantes de uma relocalização. Para os investidores, uma maior taxa de renovação dos seus inquilinos significa normalmente também um maior resultado operacional líquido dos ativos.
No actual mercado de trabalho competitivo, os dados do estudo da CBRE demonstram que um local de trabalho que responda ou até exceda as espectactivas dos colaboradores, vai melhorar o seu engagement e níveis de retenção. Nos diversos tipos de imóveis, o estudo revelou que para 87% dos inquiridos a gestão do imóvel tem um papel importante ou muito importante na retenção de colaboradores. Quando pedido para descreverem o que constituiu uma gestão de imóveis de excelência, o estudo mostra que o mais importante são as funções vitais, que garante que as operações do edifício decorrem de forma eficaz o que, em última instância, permite que os clientes – investidores – obtenham o maior retorno sobre os seus activos. A capacidade de resposta é o atributo mais desejado, que é definida pela facilidade de contacto e capacidade de reacção.
“As descobertas resultantes deste estudo espelham o feedback positivo que temos vindo a receber do sector, relativamente ao serviço de tecnologia CBRE 360”, afirma Andrew Kupiec, presidente global do CBRE 360. “Oferecendo aos inquilinos aquilo que eles querem e o que os gestores de imóveis precisam, o CBRE 360 cria um melhor método para comunicar as preocupações relativas ao edifício e acesso a comodidades, serviços de portaria e informações de bem-estar num único local e disponíveis on-the-go.”
Luís Teodoro, director sénior de Asset Services da CBRE Portugal, a este respeito refere que “os nossos programas de gestão de escritórios “Office Play” e “Premier Properties” estão completamente focados na experiência do utilizador e trabalha áreas que vão desde o bem-estar, actividades de carácter lúdico e responsabilidade social, até à utilização de plataformas tecnológicas que facilitam o dia-a-dia não só de quem trabalha nos edifícios, mas também dos visitantes do mesmo”.
A mensagem chave deste estudo é que, quando a comunicação e a velocidade de resposta têm capacidade de ser melhoradas, os inquilinos têm mais possibilidade de ser bem-sucedidos na retenção de colaboradores e uma maior taxa de renovação de contratos de arrendamentos.