Denise Scott Brown distinguida com a Medalha Soane 2018

Por a 13 de Setembro de 2018

Cartaz da petição para reconhecer Denise Scott Brown retroactivamente com o Prémio Pritzker

A arquitecta norte-americana e braço direito de Robert Venturi, Denise Scott Brown, vai ser distinguida com a Medalha Soane 2018, pelas suas “ideias e trabalho como arquitecta, urbanista, teórica, educadora e escritora, que tiveram uma influência global, transformando o pensamento sobre arquitectura e cidades”.

A Medalha Soane foi criada pelo Museu Sir John Soane e dá seguimento à missão do fundador do museu de incentivar a melhor compreensão da importância central da arquitectura na vida das pessoas.

David Chipperfield, que integra o júri e faz parte do conselho de administração do Museu, comenta a propósito que “o júri considerou muitos candidatos de peso, contudo, Denise Scott Brown destacou-se e foi a escolha unânime. A contribuição de Scott Brown para a arquitectura, urbanismo, teoria e educação nos últimos cinquenta anos tem sido profunda e de longo alcance. O seu exemplo tem sido uma inspiração para muitos, e estamos muito felizes em homenageá-la com a Medalha Soane”.

Também o director do Museu Sir John Soane, Bruce Boucher, comentou a escolha, referindo que “Denise Scott Brown fez uma contribuição única para o campo da arquitectura. A Medalha Soane reconhece Denise como alguém cuja prática exemplar é uma inspiração para profissionais de todas as gerações e origens.”

Recorde-se que, em 1991 Robert Venturi foi distinguido com o Prémio Pritzker, mas Scott Brown não conseguiu nenhuma menção. Em 2013, um grupo de estudantes da Universidade de Harvard lançou uma petição que pedia à comissão do prémio, que reconhecesse retroactivamente a arquitecta.

Denise Scott Brown receberá uma réplica da medalha de ouro original apresentada a Sir John Sone pelos “Arquitectos da Inglaterra” em 1835. O evento de comemoração será realizado no dia 17 de Outubro.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *