Sottomayor Residências foi o grande projecto vencedor dos Prémios Nacional da Reabilitação

Por a 10 de Maio de 2019

O edifício Sottomayor Residências, promovido pela Coporgest, foi o grande vencedor do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, ao amealhar dois dos 10 troféus atribuídos esta quinta-feira em Lisboa, numa iniciativa organizada pela Vida Imobiliária e pela Promevi que decorreu nos Museu dos Coches.
O projecto, distinguido com prémios nas categorias “Residencial” e “Reabilitação Estrutural”, contempla 97 apartamentos, com tipologias que variam entre T0 e T5. Situado na zona do Marquês de Pombal, o SottoMayor Residências é formado por um conjunto de quatro edifícios que datam do início do século XX e que estão actualmente a ser reabilitados. Os apartamentos em causa têm entre 55 m2 (T0) e 221 m2 (T5) e dispõem, entre outros luxos, de uma zona de lazer comum com piscina e jardim.
Lisboa, Porto e Coimbra acolhem os projectos distinguidos nas 10 categorias a concurso da actual edição, à qual concorreram 80 projectos num total de 213 mil m 2 de área de intervenção distribuída por 20 concelhos de Norte a Sul do país. Lisboa acolhe os melhores projectos nas áreas de impacto social, residencial, restauro, reabilitação estrutural e eficiência energética. Para o Porto vão os prémios de turismo e intervenção com menos de 1.000 m 2 , enquanto Coimbra é distinguida com o melhor projecto de serviços&comércio. Além destas categorias, foram ainda distinguidos o melhor projecto no contexto de Lisboa e o melhor no contexto do Porto.
Os vencedores foram eleitos por um Júri independente, que inclui o economista João Duque, os arquitetos João Santa-Rita e João Carlos Santos, bem como os engenheiros Manuel Reis Campos e Vasco Peixoto de Freitas. O vencedor na categoria de eficiência energética é seleccionado pela ADENE. As categorias incluem: Habitação, Comércio & Serviços, Turismo, Impacto Social, Eficiência Energética (atribuído pela ADENE), Reabilitação Estrutural, Restauro, Intervenção Inferior a 1.000 m 2 ; Cidade de Lisboa e Cidade do Porto.

Lista de Vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2019
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Residencial
o Sottomayor Residências (Lisboa)
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Impacto Social
o Teatro Luís de Camões (Lisboa)
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Comercial & Serviços
o Sede e Centro de Logística da Cooperativa de Farmácias Plural (Coimbra)
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Turismo
o Monumental Palace Hotel (Porto)
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Cidade de Lisboa
o Teatro Luís de Camões (Lisboa)
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Cidade do Porto
o Rua do Teatro 134 (Porto)
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Intervenção inferior a 1.000 m 2
o Casa António Patrício (Porto)
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Restauro
o Rua Mouzinho da Silveira 21 (Lisboa)
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Reabilitação Estrutural
o Sottomayor Residências (Lisboa)
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor Solução de Eficiência
Energética

o Sede da Vieira de Almeida (Lisboa)


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *