“Live, work, shop” uma análise sobre os comportamentos que irão transformar o meio imobiliário
A CBRE lança o seu mais recente estudo global: Live, Work, Shop. Uma análise análise intergeracional sobre os comportamentos que irão transformar o imobiliário
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Em 2022, a CBRE inquiriu mais de 20.000 pessoas em diversas regiões do globo e de todas as gerações, desde baby boomers a jovens da geração z, com o objectivo de entender como as pessoas irão viver, trabalhar e comprar no futuro e de que forma estes comportamentos terão impacto no imobiliário.
“Vivemos, a nível global, uma conjuntura à qual apenas agora assistimos, com quatro gerações em simultâneo no mercado de trabalho (baby boomers, gen x, millenialns e gen z) e uma pandemia que, entre outros, revolucionou o conceito de flexibilidade, tornando-o incontornável no dia-a-dia das pessoas nos seus mais diversos contextos. A qualidade de vida, a crescente importância da localização da casa e do trabalho, as preocupações ambientais e os novos modelos de trabalho lideram naquela que é agora a lista de prioridades das pessoas e certamente o sector imobiliário terá que adaptar-se a este novo paradigma, pondo em prática adaptações e alterações por forma a acomodar os novos comportamentos”, justifica Cristina Arouca, head of research na CBRE Portugal.
São várias as tendências observadas. Desde logo o facto das pessoas estarem mais propensas à mobilidade, ainda que haja nuances. As gerações mais novas preferem o centro das cidades, ao passo que a passagem do centro para a periferia ou zonas mais rurais seja mais comum no caso de gerações mais velhas. Mas a aquisição de casa própria continua a ser preferencial. A análise da CBRE regista uma alteração nos critérios de selecção de habitação após a pandemia. É cada vez mais notória a necessidade de um espaço dedicado ao trabalho em casa, mas o preço continua a ser o factor mais relevante na altura de compra.
A flexibilidade veio também marcar a temática do trabalho e tem uma influência positiva na forma como as pessoas olham para a sua função dentro de uma empresa. Facilitar o tempo de deslocação é também crucial para assegurar uma maior presença no escritório e finalmente, o estudo aponta ainda que, apesar da flexibilidade crescente, o escritório, repensado, continuará a atrair as equipas.
Apesar da mudança de paradigma gradual, a maioria dos consumidores ainda prefere comprar em lojas físicas. Na temática “comprar”, a CBRE apurou ainda uma redução na confiança dos consumidores que certamente significará mudanças comportamentais e, finalmente, salienta-se ainda a adopção de medidas por parte de uma larga maioria das pessoas inquiridas no sentido de proteger o planeta e aumentar a consciência ambiental