Ponte rodo-ferroviária vai ligar o Seixal ao Barreiro
As Câmaras Municipais do Seixal e do Barreiro, a Siderurgia Nacional e a Quimiparque assinaram um protocolo com vista àelaboração de um estudo preliminar de acessibilidades rodoviária e ferroviária Com a revisão dos Planos Directores Municipais das Câmaras Municipais do Seixal e do Barreiro em curso, as duas autarquias decidiram criar um plano estratégico… Continue reading Ponte rodo-ferroviária vai ligar o Seixal ao Barreiro
Fernanda Pedro
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As Câmaras Municipais do Seixal e do Barreiro, a Siderurgia Nacional e a Quimiparque assinaram um protocolo com vista àelaboração de um estudo preliminar de acessibilidades rodoviária e ferroviária
Com a revisão dos Planos Directores Municipais das Câmaras Municipais do Seixal e do Barreiro em curso, as duas autarquias decidiram criar um plano estratégico para o desenvolvimento económico da região, passando pela mobilidade. Para o desenvolvimento deste plano, juntaram-se às duas autarquias, a Siderurgia Nacional e a Quimiparque e assinaram um protocolo com vista àelaboração de um estudo preliminar de acessibilidades rodoviária e ferroviária ligeira entre os dois concelhos pelo esteiro de Coina.
Segundo Alfredo Monteiro, presidente da Câmara Municipal do Seixal, este estudo visa definir quais as melhores opções de acessibilidade a adoptar. Entre as várias possibilidades a estudar, encontra-se a ligação entre o Seixal e o Barreiro através de uma ponte. «A questão é saber se é preferÃÂvel adoptar uma ponte rodo-ferroviária, ou duas em separado e em locais distintos», explica o edil.
Para a área da Siderurgia Nacional (400 hectares) são vários os projectos propostos, mas Alfredo Monteiro refere que esta é uma zona que tem capacidade para albergar um pólo económico estratégico para a região. «Daàque já está a decorrer um projecto de logÃÂstica, no qual irá ligar a siderurgia ao eixo norte-sul e ao porto de Setúbal através de uma via ferroviária. Já está, inclusive, decidido o espaço canal», explica o presidente. Alfredo Monteiro refere ainda que já existe um projecto para a instalação de uma nova indústria siderúrgica de capitais brasileiros, a Companhia Siderúrgica Nacional Brasileira, cujo investimento total poderá ascender aos 400 milhões de euros.
Ainda relativamente às acessibilidades, o estudo justificará a necessidade e garantirá a viabilidade do traçado da ER 10 no concelho do Seixal, entre a área da Siderurgia Nacional e a Quinta da Princesa, com ligação àEN 378-1 e conexão com a ligação àCRIPS (para sul) e ao terminal fluvial do Seixal (para norte). Também será estudada a viabilidade da ligação da ER 10 àEN 10-3 e ao IC 21, no concelho do Barreiro e a uma nova passagem alternativa do Metro de SuperfÃÂcie do Tejo (MST) nas zonas urbanizáveis dos terrenos da Siderurgia Nacional, o atravessamento para o Barreiro na zona da Seca do Bacalhau e a sua ligação por espaço canal a estudar no concelho do Barreiro, servindo as áreas da Quimiparque e do futuro terminal intermodal do Lavradio, sem exclusão da hipótese prevista no ante-projecto do MST de 1995.
Para Alfredo Monteiro, este estudo irá juntar-se a um programa de desenvolvimento ambiental e económico que a Câmara Municipal do Seixal está a desenvolver para dinamizar a região.
O prazo para a elaboração do estudo das acessibilidades será de três meses. Este projecto é financiado pela Siderurgia Nacional e pela Quimiparque.