Oferta de centros comerciais cresce em 2007
A área total da oferta prevista para 2007 no que diz respeito a novos centros comerciais ascende aos 473 mil metros quadrados, o que equivale a um crescimento de cerca de 19 por cento em relação àárea bruta locável (ABL) actualmente existente em Portugal. O paÃÂs está em décimo lugar, entre os 30 paÃÂses… Continue reading Oferta de centros comerciais cresce em 2007
PatrÃcia Raposo
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A área total da oferta prevista para 2007 no que diz respeito a novos centros comerciais ascende aos 473 mil metros quadrados, o que equivale a um crescimento de cerca de 19 por cento em relação àárea bruta locável (ABL) actualmente existente em Portugal. O paÃÂs está em décimo lugar, entre os 30 paÃÂses europeus analisados pela consultora Cushman & Wakefield, no que diz ABL em termos absolutos.
O estudo dá ainda conta de um crescimento nacional superior a paÃÂses com mercados maiores que Portugal, como é o caso da Turquia e da Suécia. Ao Jornal de Negócios, Marta Leote, directora do departamento de research da Cushman & Wakefield em Portugal, afirma que «a crescente ameaça de uma possÃÂvel saturação do mercado levanta novos desafios para os promotores e investidores, sendo vital a aposta na entrada de novos retalhistas, na criação de novos conceitos e de novas técnicas de marketing e gestão».
Apesar da crescente oferta, a concentração de centros comerciais em Lisboa e Porto tende a diminuir, começando nos próximos dois anos, o crescimento a estender-se um pouco por todo o PaÃÂs. Segundo o estudo, o formato dos centros comerciais representa 77 por cento da ABL em Portugal, sendo que «outros conceitos, como o retail park estão ainda subdesenvolvidos.»
Ao nÃÂvel Europeu, em 2007 o crescimento de ABL será motivado pela Rússia, Polónia, e Itália, com mais de um milhão de metros quadrados novos em cada um desses mercados, refere a Cushman & Wakefield.