A inovação como estilo de vida
Bruno Castro Santos, arquitecto do ateliê simbiosearquitectura&design O mundo, tal como nós o julgamos conhecer, é produto de alterações constantes ocorridas a ritmos inconstantes. Ainda que tamanha instabilidade possa suscitar alguns dissabores, o certo é que ela permite que vivamos actualmente um dos perÃÂodos mais estimulantes da existência humana. O cruzamento de informação e de… Continue reading A inovação como estilo de vida
CONSTRUIR
Análise: Mercado de escritórios em Lisboa em “forte recuperação”
Soluções do Grupo Preceram para a reabilitação e reconversão do edificado
OERS acolhe primeira edição dos ‘Prémios de Excelência na Academia’
B. Prime coloca modelo “inovador” da Regus em Lisboa
Porcelanosa: “2024 será marcante para o desenvolvimento da construção offsite em Portugal”
Dstgroup integra laboratório vivo para a descarbonização “Afurada LL”
CIN investe 3,5M€ na automação do Centro de Distribuição de Tintas na Maia
Freeport Lisboa Fashion Outlet lança nova fase de remodelação
Kyndryl expande colaboração com a consultora EY
Museu do Biscainho e ICOMOS debatem reabilitação no património
Bruno Castro Santos, arquitecto do ateliê simbiosearquitectura&design
O mundo, tal como nós o julgamos conhecer, é produto de alterações constantes ocorridas a ritmos inconstantes. Ainda que tamanha instabilidade possa suscitar alguns dissabores, o certo é que ela permite que vivamos actualmente um dos perÃÂodos mais estimulantes da existência humana. O cruzamento de informação e de conhecimentos, nos mais variados sectores, vindo de fontes diversas, reflecte no dia a dia, um cenário de operacionalidade absolutamente motivante para a irrequieta mente humana, a qual, por sua vez, não desperdiça a oportunidade de processar esse manancial de recursos de forma diferenciada, criativa e complexa. Este ciclo exponencial é responsável por uma acelaração conhecida por “information ageâ€Â, cujo impacto só agora começou a manifestar-se.
Nova Iorque, Paris, Londres, e outros meios cosmopolitas pelo mundo fora, são palco de constantes manifestações de inovação e assumem-se como motor da mais recente evolução socio-cultural. Apesar dos actuais atritos civilizacionais, nunca na história da humanidade se cruzaram em paz tantos povos, etnias e religiões num só território geográfico, como numa das mencionadas cidades. O dinamismo da “bio-diversidade†aliado àmente criativa leva-nos àprocura da reinvenção diária daquilo que é o “estilo de vidaâ€Â.
Promotores e empresários que se posicionam na vanguarda deste “estilo de vida†exploram todas as ferramentas disponÃÂveis para surpreender e conquistar novos clientes e novas áreas de negócio. O famoso promotor e empresário de Nova Iorque, Ian Shrager, dono das famosas discotecas “Studio 54†e “Palladium†surpreendeu, uma vez mais, com um conceito de negócio inovador na área residencial. Gramercy Park é um conjunto de apartamentos desenvolvido pela dupla de arquitectos Herzog & de Meuron em West Manhatan que procura a fusão perfeita da comodidade e serviço de um hotel de 5 estrelas, com a sensação personalizada de ser proprietário de um imóvel. Nestes apartamentos, os proprietários usufruem de espaços minuciosamente criados para transmitir a funcionalidade, o luxo, o conforto e o nÃÂvel de serviço caracterÃÂsticos da hotelaria. Com esta combinação entre hotel e apartamento, Ian Shrager contribui para “o virar da página†na evolução imobiliária, e para a redefinição do conceito de “apartamentos de luxoâ€Â, tão banalizado e descredibilizado em termos de linguagem de mercado.
Mercê da diluição das fronteiras e da crescente rapidez das deslocações, o sector do turismo ganha cada vez mais relevo num mundo em transformação, e é um dos factores mais importantes na promoção da diversidade cultural e cosmopolitismo das cidades. Talvez por isso, no seio da própria hotelaria, surge também a procura constante da inovação, com a mistura de conceitos e experiências, reflexo da diversidade cultural em que vivemos.
Nos últimos anos, inúmeros termos e definições procuram reenquadrar o produto hoteleiro através da diferenciação: “Boutique Hotelâ€Â, “Design Hotelâ€Â, “Charming Hotelâ€Â, “Chic Hotelâ€Â, “Epoque Hotel†e outros tantos são pontos de partida para uma nova era no mercado da hotelaria. Embora todos contenham uma forte componente de arquitectura e design, isoladamente isso não basta. No desenvolvimento de um novo conceito hoteleiro, os cérebros da operação deverão repensar a raÃÂz do problema e, eventualmente, baralhar as cartas e lançar um novo jogo. Assim parece ter feito o conhecido empresário Simon Woodroffe, fundador da “YO! Everythingâ€Â, no seu mais revolucionário projecto imobiliário, o YOTEL. Embora direccionado para um mercado muito especÃÂfico, o YOTEL pode ser considerado um ponto de viragem na indústria hoteleira. O conceito pioneiro destroi todas as referências existentes, partindo do novo e do desconhecido. De tal forma, que os quartos dispõem apenas de 10 m2, sem vistas, iluminados com luz artificial, podendo o local da sua implantação ser, também ele, parte da inovação. Em última instância, o YOTEL até poderia existir num espaço subterrâneo. Estas caracterÃÂsticas aparentemente redutoras da experiência hoteleira, são acompanhadas de outros conceitos e atributos que, bem conjugados, originam um produto totalmente novo e com verdadeiro interesse. Não é coincidência que a equipa projectista seja liderada por Priestman Goode, um dos designers envolvidos no projecto do Airbus A-380, e que exibe na sua lista de clientes nomes como a Virgin, Lufthansa e Orange.
Simon Woodroffe, àsemelhança de Ian Shrager, parece ter optado também por baralhar e dar de novo, mas não será esta a única via de inovação. A tecnologia apresenta-se como uma das boas razões para estimular a mudança dos modelos de espaços e objectos actuais. A televisão por exemplo, passa a ser um elegante “flat screen†de parede, permitindo economizar entre 10 a 20 cm nas dimensões de um quarto sem que este perca área útil. As paredes das casas de banho podem ser substituÃÂdas por vidros com partÃÂculas magnéticas, os quais oscilam entre transparente e opaco com o toque de um botão, contribuindo, uma vez mais, para uma optimização das áreas úteis. E se pensarmos em “business roomâ€Â, estes podem vir a ser fácilmente convertidos em escritório ou sala de reuniões, com camas retrácteis e equipamento “wireless†de video conferência. A própria hegemonia dos quartos, opção presente nos modelos actuais, passa a ser questionada, abrindo a porta àdiversidade arquitectónica como resposta a necessidades actuais e futuras, integradoras de um novo estilo de vida.
Gramercy Park e Yotel são apenas dois exemplos de metamorfoses e fusões de ideias e conceitos que nos transportam para um novo patamar do desenvolvimento imobiliário. Haverá certamente mais em desenvolvimento, sendo precisamente esta expectativa inesgotável de inovação, o que contribui para uma vivência mais interessante das nossas cidades e, de forma mais abrangente, das nossas próprias vidas.