Encontro Nacional do Betão realiza-se na FEUP em Outubro
O evento propõe-se a ser o “ponto de encontro da indústria da construção”, reunindo construtores, projectistas, investigadores e empresas de materiais, para a divulgação dos “conhecimentos mais actuais no domínio das estruturas de betão”

Pedro Cristino
Yasmeen Lari, vence o Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) irá receber o Encontro Nacional do Betão Estrutural (BE2012) de 24 a 26 de Outubro.
Este evento resulta da organização conjunta do Grupo Português de Betão Estrutural (GPBE) e da FEUP e propõe-se a ser o “ponto de encontro da indústria da construção”, reunindo construtores, projectistas, investigadores e empresas de materiais, para a divulgação dos “conhecimentos mais actuais no domínio das estruturas de betão”.
“Na presente conjuntura económica, em que a indústria da construção e a engenharia civil portuguesas enfrentam inegáveis dificuldades, o BE2012 constituir-se-á num amplo fórum de discussão técnica e de contactos, com vista a transformar os actuais desafios em novas oportunidades. A crescente internacionalização do sector, quer ao nível das empresas, quer dos técnicos de engenharia civil, merecerá uma atenção especial no encontro, sendo-lhe dedicada uma área temática”, refere o comunicado da organização.
A organização ressalva o empenho no âmbito do objectivo de “assegurar o aprofundamento dos mais recentes conhecimentos e experiências ligados à concepção e projecto, aos novos materiais, à construção de obras de betão e à reabilitação”. No evento serão também abordados temas como a alteração da normalização de execução de estruturas de betão, a implementação dos Eurocódigos e as novas tendências contidas no Model Code 2012 da Federação Internacional do Betão.
“De particular interesse para as empresas e para a comunidade técnica é ainda a temática das barragens de betão, também introduzida no BE2012, dado o actual envolvimento do país na concepção, construção e reabilitação deste tipo de obras”, conclui a organização.