Fib debate sustentabilidade do betão em Estocolmo
Este evento, que conta com a presença do professor português João Almeida, do Instituto Superior Técnico, no Comité Científico, pretende realçar a contribuição do betão para a sustentabilidade

Pedro Cristino
Yasmeen Lari, vence o Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Estocolmo vai receber, entre 11 e 14 de Junho deste ano, o simpósio da fédération internationale du béton (fib) “Concrete Structures for Sustainable Community” – Estruturas de Betão para Comunidade Sustentável.
Este evento, que conta com a presença do professor português João Almeida, do Instituto Superior Técnico, no Comité Científico, pretende realçar a contribuição do betão para a sustentabilidade. “O betão tem um duplo papel na construção da comunidade sustentável”, refere o comunicado da organização, explicando que o betão é o material de construção manufacturado mais utilizado e que as estruturas em betão têm potencial para um tempo de vida muito longo.
Segundo a organização impacto ambiental resultante da vida útil do betão pode ser limitado se forem tidos em consideração factores como a durabilidade, a manutenção mínima, a massa térmica ou a baixa produção de partículas.
Neste sentido, as análises e os custos dos ciclos de vida são “ferramentas importantes quando considerada uma perspectiva holística” e têm também de cobrir temáticas como a manutenção, a reparação, o reforço, a desmontagem e a reciclagem.