Atrasos na construção afectam número previsto de aberturas de novos centros comerciais
A 1 de Janeiro de 2012, a área bruta locável (ABL) total de centros comerciais na Europa era de 139,9 milhões de metros quadrados
Ana Rita Sevilha
RE Capital anuncia joint venture para investimento de 66 M€ no Algarve
Seguradora AXA adquire participação maioritária de novos escritórios junto ao Colombo
ERA Portugal regista crescimento no 1º trimestre de 2024
Soluções ‘agrivoltaicas’ para um futuro sustentável
Imovendo: A proptech portuguesa que é uma imobiliária
Kimpton Lisbon inaugura em 2026
A Tor Holding e a ELIE SAAB anunciam uma parceria para a estreia do sector imobiliário duplo na Turquia
Arquitecto britânico John Pawson assina projecto de 110M€ na Herdade da Palheta
Empreendimento ‘Parque Atlântico’ vendido na totalidade
Vanguard formaliza parceria com Vhils para transformar Muda num “espaço artístico único”
De acordo com a mais recente edição do estudo European Shopping Centre Development, publicado semestralmente pela consultora imobiliária global Cushman & Wakefield (C&W), “em 2011 as aberturas de novos centros comerciais na Europa foram afectadas por atrasos na construção em diversos mercados”.
Segundo a consultora, “se todos os projectos com conclusão prevista até final de 2011 tivessem efectivamente inaugurado, o valor de promoção teria aumentado cerca de 6,8 milhões de metros quadrados, o que representaria um crescimento de 15% em relação ao stock de 2010. Contudo, os atrasos registados nalguns países como a Rússia, Turquia e Itália, fizeram com que as aberturas de 2011 chegassem apenas aos 5,9 milhões de metros quadrados, número idêntico a 2010”.
Dos 34 países analisados no presente estudo, 19 apresentaram descidas na inauguração de novos espaços comerciais face a 2010, especialmente em países como Republica Checa, Áustria, Eslováquia, Croácia e Bulgária, onde não se registaram aberturas no ano passado.
No estudo levado a cabo pela consultora a mesma apurou que em 2011, “inauguraram apenas 197 centros comerciais na Europa. Destes, 117 tiveram a sua abertura no segundo semestre do ano, tendo a Europa Central e de Leste sido responsável por 65% do novo espaço comercial. À semelhança dos últimos anos, a Rússia e a Turquia foram dos mercados mais activos neste sector, liderando na abertura de novos centros comerciais”.
Os maiores projectos concluídos na Europa em 2011 foram o Westfield Stratford City em Londres, Reino Unido (176.500 m2), o Marmara Forum em Istanbul, Turquia (156.000 m2) e o Marineda City em La Coruña, Espanha (146.000 m2).
A 1 de Janeiro de 2012, a área bruta locável (ABL) total de centros comerciais na Europa era de 139,9 milhões de metros quadrados.
Em 2012/2013 segundo as actuais previsões deverão inaugurar 10,9 milhões de metros quadrados, dos quais 6,4 milhões têm abertura prevista para este ano. No entanto, alerta a C&W, “possíveis atrasos podem alterar outra vez os números previstos”.
A Europa Central e de Leste continuam a liderar o pipeline de novos centros comerciais nos próximos dois anos contabilizando mais de 61% da área nova em projecto. Os maiores centros comerciais previstos para 2012/2013 são o OZ Mall em Krasnodar, Rússia (169.000 m2), Mall of Istanbul (135.000 m2) e Puerto Venecia em Saragoça, Espanha (123.500 m2).
A evolução da nova oferta de centros comerciais em Portugal seguiu a tendência verificada na Europa, tendo-se assistido “a um decréscimo considerável dos novos projectos inaugurados”.
Em 2011 abriram em Portugal dois novos centros comerciais: o Aqua Portimão, promovido pela Bouygues Imobiliária no Algarve com 35.500 m2 de ABL; e o Fórum Sintra, projecto da Multi Development na Grande Lisboa que resultou da expansão do Feira Nova, acrescendo 27.100 m2 de ABL de nova oferta ao mercado.
A área inaugurada de centros comerciais em Portugal em 2011 correspondeu a um total de 62.600 m2, tendo sido o 3º valor mais baixo dos últimos 20 anos, apenas inferior aos valores registados em 2000 e 2010. “De acordo com as previsões actuais, em 2012 será atingido um novo mínimo histórico para este indicador, apontando as estimativas mais recentes para a ausência de inauguração de novos centros comerciais no País”, assegura a consultora.
Segundo Marta Esteves Costa, associate, directora do departamento de research e consultoria da Cushman & Wakefield, “Esta evolução do mercado não surpreende, tendo em conta o actual enquadramento económico do País, bem como a situação vivida no mercado imobiliário em particular. A quase ausência de financiamento à promoção imobiliária em Portugal, associada a um cada vez menor interesse pelos centros comerciais por parte dos investidores internacionais, limita a actividade dos promotores imobiliários, que veem assim dificultados os seus planos para novos projectos. A maturidade do mercado de retalho em Portugal, sentida pelas modestas estratégias de expansão dos retalhistas, em conjunto com as quebras efectivas no volume de vendas no comércio a retalho e com as previsões para a evolução do consumo privado até 2013, traduzem um cenário a curto prazo que não favorece a opção pela construção de nova oferta de projectos de retalho”.