FDI nas renováveis quase duplicou na Europa em 2011
Apesar de uma redução de 3% nos projectos FDI na Europa, o sector das energias renováveis revelou-se o maior sector abrangido por estes investimentos na Europa durante o ano transacto, atingindo 40 mil milhões de dólares (30,4 mil milhões de euros)
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O investimento directo estrangeiro (FDI) quase duplicou na área de energias renováveis na Europa durante 2011, segundo o relatório da fDi Intelligence, do Financial Times.
Apesar de uma redução de 3% nos projectos FDI na Europa, o sector das energias renováveis revelou-se o maior sector abrangido por estes investimentos na Europa durante o ano transacto, atingindo 40 mil milhões de dólares (30,4 mil milhões de euros), o que corresponde a “um terço do investimento de capital estimado na Europa”. Por sua vez, o investimento nos sectores de carvão, petróleo e gás sofreu uma redução de 36%, com um investimento estimado de 13 mil milhões de dólares (9,8 mil milhões de euros).
Segundo o estudo, algumas economias de dimensões pequena e média na Europa registaram uma performance forte. “Irlanda, Países Baixos, Sérvia e Roménia atingiram todos um crescimento significativo no FDI interno”, explica o comunicado de imprensa do fDi Intelligence, segundo o qual os Países Baixos tiveram a melhor performance, com um crescimento de 29% dos projectos de FDI em 2011.
O número de projectos FDI de França, Espanha, e Rússia para o estrangeiro aumentou ligeiramente em 2011. Por sua vez, na Irlanda e na Dinamarca, o aumento foi mais significativo – 20 % e 21%, respectivamente. O fDi Intelligence ressalva o investimento das empresas dinamarquesas no estrangeiro, que aumentou de 3,5 mil milhões de dólares, em 2010, para quase 8 mil milhões de dólares (6 mil milhões de euros) em 2011. Entre os maiores investidores dinamarqueses, é realçada a Grundfos, que investiu 50 milhões de euros numa fábrica na Sérvia.