Trienal de Arquitectura de Lisboa divulga júri do Prémio Carreira Millennium BCP
Convidados pela Direção da Trienal, os membros do júri são figuras de destaque nas áreas da prática, curadoria, escrita e crítica de arquitectura

Ana Rita Sevilha
Yasmeen Lari, vence o Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
A Trienal de Arquitectura de Lisboa deu a conhecer os elementos que vão integrar o júri da terceira edição do Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium BCP, que distingue o indivíduo ou atelier cujo trabalho e ideias tenham influenciado, e continuem a ter um efeito profundo na prática e no pensamento actuais da arquitectura.
Convidados pela Direção da Trienal, os membros do júri são figuras de destaque nas áreas da prática, curadoria, escrita e crítica de arquitectura, representando alguns dos contextos internacionais mais dinâmicos da disciplina. O júri é então composto por :Beatrice Galilee (UK), arquitecta e curadora geral de Close, Closer; Gonçalo Byrne (PT), arquitecto e docente; Guilherme Wisnik (BR), arquitecto, professor, autor e curador da 10a Bienal de Arquitectura de São Paulo; Juhani Pallasmaa (FI), arquitecto, autor e docente
Mónica Gili (ES), historiadora de arte e diretora da editora Gustavo Gili; Taro Igarashi (JP), arquitecto, curador e crítico de arquitectura, director artístico da Trienal de Aichi 2013 e William Menking (US), arquitecto, fundador e editor do The Architect’s Newspaper.
O anúncio oficial do vencedor e entrega do prémio decorre integrado no programa de encerramento de “Close, Closer”, 3ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, entre 12 e 15 de Dezembro. Nesta ocasião, o vencedor receberá o prémio, uma obra de arte original encomendada pela Trienal à artista plástica portuguesa Fernanda Fragateiro.
O Prémio Carreira já distinguiu em edições anteriores o arquitecto italiano Vittorio Gregotti (2007) e o arquitecto português Álvaro Siza Vieira (2010). A Fundação Millennium BCP patrocina o Prémio Carreira desde a sua criação, em 2007.