Domatica estabelece parceria tecnológica com a WSBP
A integração tecnológica procedeu-se ao nível do software Janus da WSBP com a plataforma iDomFramework da Domatica

Pedro Cristino
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
A Domatica estabeleceu uma parceria tecnológica com a WSBP – We Solve Building Problems, uma empresa portuguesa que desenvolve soluções tecnológicas para a gestão energética de edifícios.
No seu comunicado de imprensa, o grupo explica que a integração tecnológica procedeu-se ao nível do software Janus da WSBP com a plataforma iDomFramework da Domatica, que “permite a recolha de dados de quaisquer dispositivos eléctricos e actuar sobre eles, monitorização em tempo real e criação de históricos”, assim como de um sistema de regras de actuação e de alarmísticas.
“Desta forma, o software Janus, que opera como interface de gestão energética, pode medir qualquer tipo de variável”, como consumos de energia, gás e água, temperatura, humidade relativa, concentração de CO2 e outros gases e condições metereológicas exteriores, entre outras.
Os dados recolhidos pela plataforma iDomFramework fornecem ferramentas de visualização e análise do Janus capazes de auiliar os gestores e donos dos edifícios nas tarefas de manutenção corrente ou em decisões de planeamento estratégico a mais longo prazo.
“A parceria tecnológica com a Domatica vem complementar a oferta da WSBP em soluções de aquisição de dados e monitorização e controlo de edifícios e infra-estruturas”, continua o comunicado, explicando que a integração da tecnologia iDomFramework com a Janus resultou numa ferramente “capaz de funcionar, por um lado, como uma plataforma de business intelligence modular e flexível e, por outro, como um sistema de monitorização genérico, robusto e diferenciador, com valências especificamente orientadas para a gestão de energia e conforto ambiental”, declarou Miguel Soares, director-geral da WSBP.
Por sua vez, Pedro Pina explicou que esta parceria, “além de fortalecer as relações comerciais entre as duas empresas, vem diversificar a oferta para o mercado da gestão energética com uma solução robusta e adaptável às necessidades dos clientes”.
“Esta parceria enquadra-se na estratégia de globalização da Domatica com soluções de monitorização e controlo com base na sua tecnologia iDomFramework”, concluiu o vice-presidente e responsável de Business Development da Domatica.