Mercado Ibérico regista aumento ligeiro de número de centros comerciais
No final do ano estarão operacionais cerca de 724 centros em Espanha e Portugal
Ana Rita Sevilha
Três novos projectos da Krest representam investimento superior a 150 M€
SRS Legal assessora venda dos ginásios Fitness Hut
Habitação em destaque na 27º edição do Salão Imobiliário
Andreia Teixeira assume cargo de Project Management do Grupo Openbook
CE atribui 245M€ em subvenções a projecto de hidrogénio em Sines
Município de Paredes investe mais de 64,3 M€ em habitação com apoio do PRR
IP lança concurso de 77M€
Knauf apresenta nova identidade corporativa
Financiamento especializado atinge máximo histórico
Greens Vilamoura assinala cerimónia de Pau de Fileira com 70% já comercializado
Segundo o estudo “Centros Comerciais (Mercado Ibérico)” publicado pela Informa D&B, a debilidade do consumo das famílias e a quebra de ocupação provocaram nos últimos anos um aumento da concorrência no sector dos centros comerciais e uma significativa descida dos preços de arrendamento de espaços.
Neste contexto, de acordo com o estudo, manteve-se a tendência de desenvolvimento lento de projectos de construção de novos centros comerciais, tanto em Espanha como em Portugal.
Contas feitas, a Informa D&B apurou que em finais de 2013, existiam 718 centros comerciais no conjunto do mercado ibérico, dos quais 550 localizavam-se em Espanha e os restantes 168 em Portugal. A Área Bruta Locável (ABL) destes dois países somava 18,3 milhões de metros quadrados. Neste exercício, o stock total da ABL no mercado ibérico aumentou apenas 1%.
Segundo a mesma fonte, em Espanha, as comunidades autónomas da Andaluzia e Madrid, são as que concentram maior oferta, com 107 e 96 no final de 2013, respectivamente. Em termos de área, as mesmas comunidades autónomas reúnem uma fatia de 37% do stock total de ABL, seguidas pela Comunidade Valenciana e pela Catalunha.
Em Portugal, Lisboa e Porto são os distritos onde existe maior concentração de oferta, com 35 e 26 centros comerciais, respectivamente, reunindo uma fatia de aproximadamente 50% do stock total de Área Bruta Locável.