Mercado de arrendamento de escritórios alemão em baixa
Munique volta a ser a cidade com mais take-up (407.000 m²) ainda que apresente uma quebra de 7%.
Ana Rita Sevilha
IW Enterprise Portugal consolida presença em França
10ª edição Portugal Smart Cities Summit
FIXO disponibiliza instalação de painéis solares
Avança investimento de 107 M€ do Grupo Mercan Properties em Lagos
“O SAAL em Grândola e o Direito à Habitação” em exposição
Savills assessora venda do Edifício Malhoa 17 à Bizau Capital Partners
Estação de Mirandela transformada em Casa das Artes e Cultura
Loures vai investir 15M€ em escolas e centros de saúde
Residências do Palácio Santa Clara prontas a habitar
AIP prepara autarquias da AML para atracção de investimento internacional
A Worx Real Estate Consultants, first provider do BNP Paribas Real Estate em Portugal, divulgou os dados do mercado de arrendamento de escritórios na Alemanha, revelando que nas oito maiores cidades alemãs (Berlim, Colónia, Dusseldorf, Essen, Frankfurt, Hamburgo, Leipizig e Munique) o mercado de arrendamento de escritórios ultrapassou os 2 milhões de m2, ficando 6% abaixo do valor registado em igual período de 2013.
Segundo a consultora, esta descida já se vinha a sentir na primeira metade do ano e acentou-se no último trimestre, resultado de uma atitude mais cautelosa das empresas face aos desenvolvimentos económicos.
Munique volta a ser a cidade com mais take-up (407.000 m²) ainda que apresente uma quebra de 7%. A cidade onde o take up mais cresceu é Leipzig (+57%) atingindo os 80.000 m² seguida de Berlim com um crescimento de 20% (392.000 m²). Essen é a cidade que apresenta a maior queda, -36% face a igual período de 2013.
De acordo com a Worx, em quase todas as cidades a vacancy rate tem vindo a diminuir, encontrando-se agora abaixo dos 7 milhões de m² pela primeira vez desde alguns anos. As maiores descidas da vacancy ocorreram nas cidades de Leipzig (-9%), Berlim (-6%) e Munique (-5%). De todas as cidades em foco, a única que apresenta um aumento da vacancy rate é Essen (+10%).