Lisboa tem já a sua primeira incubadora de indústrias criativas
O objectivo do Mouraria Creative Hub é tanto o de valorizar a inovação como promover a ligação àquela zona da cidade, albergando assim a rede apoiada pelo município, através da Startup Lisboa que já apoiou cerca de 180 micro-empresas
Marina Bertolami
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O centro de Inovação da Mouraria (CIM) ou Creative Hub é o primeiro espaço para empreendedores na área das indústrias culturais e criativas da cidade de Lisboa. A incubadora insere-se na estratégia de regeneração do bairro da Mouraria e no programa de Lisboa Capital Europeia Empreendedora 2015, apresentado por Graça Fonseca, vereadora da Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa.
O centro vai albergar actividades nas áreas da moda, media, design, música, gastronomia e ofícios manufacturados como o trabalhos em azulejaria, olaria, joalharia e restauro. De acordo com a Vereadora o projecto pode ser “uma âncora para trazer investimento e capacidade de reabilitação e regeneração” para o bairro da Mouraria.
O edifício localizado na Rua dos Lagares é uma antiga propriedade senhorial do séc XV que se tornou em 1998 propriedade do município, a sua recuperação, a cargo da autarquia foi conseguida através de fundos comunitários que chegaram aos dois milhões de euros. O edifício com 1,400 m2 manteve as suas características morfológicas e a tipologia de construção com influências islâmico-medievais, tal como as suas particularidades fundamentais, as escadas e as estruturas em madeira.
Originalmente constituído por 5 edifícios pré-pombalinos, protegidos por um muro de pedra setecentista a infra-estrutura do centro contém ainda duas fontes originais. Uma delas com peças de porcelana oriental, búzios e conchas, detalhes que remontam para a expansão portuguesa e a segunda revestida de azulejo, datada no mesmo período.
A Mouraria é um bairro que desde os primórdios do século XII tem um historial de problemas sociais de pobreza, exclusão e marginalidade, o que não subtraiu a sua potencialidade em termos de património edificado nem a sua posição privilegiada na cidade. Tendo em conta estes aspectos, em 2010 a Câmara Municipal decidiu avançar no sentido de requalificar o bairro histórico. Em 2011, com o apoio financeiro do QREN deu-se início ás obras de reabilitação do Quarteirão dos Lagares sob a premissa de manter as propriedades originais do largo.
O objectivo do Mouraria Creative Hub é tanto o de valorizar a inovação como promover a ligação àquela zona da cidade, albergando assim a rede apoiada pelo município, através da Startup Lisboa que já apoiou cerca de 180 micro-empresas e 250 empreendedores.
Alguns parceiros desta iniciativa são a Associação Profissional de Músicos Artistas e Editoras Independentes, o Clube de Criativos de Portugal, o Fablab Lisboa e a Kooky Agency. A 15 de Maio serão conhecidos os resultados do concurso para aqueles que submeteram os seus projectos e a 25 de Maio está prevista a inauguração do espaço criativo.