IST recebe Congresso Internacional em Reabilitação de Construções
Durante este evento serão “analisadas as melhores estratégias e tecnologias para actuar no sector da construção/reabilitação, com apresentação de casos práticos da Europa, América Latina e África”

Pedro Cristino
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
O campus do Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, vai receber, entre 8 e 10 de Setembro, o Congresso Internacional em Reabilitação de Construções – CONPAT 2015.
Durante este evento serão “analisadas as melhores estratégias e tecnologias para actuar no sector da construção/reabilitação, com apresentação de casos práticos da Europa, América Latina e África”, refere, na sua página de internet, a comissão organizadora, presidida por Fernando Branco, engenheiro e docente do IST.
O evento assentará sobre sete temas principais em debate, que incluem novos materiais para a construção e reabilitação, inspecção e diagnóstico das construções, tecnologia da reabilitação e manutenção e construção sustentável, entre outros, e haverá ainda espaço para cursos temáticos, dedicados aos temas de patologia das construções e reabilitação das construções.
Por sua vez, o painel de oradores convidados conta com intervenientes de relevo na área da engenharia, tanto a nível nacional como internacional. Do Brasil, estarão presentes Enio Pazini Figueiredo, professor catedrático da Universidade Federal de Goiás, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e director da Escola de Engenharia, e Paulo Helene, professor titular da Universidade de São Paulo e conselheiro permanente e director de publicações do IBRACON.
O evento contará também com participações de Pedro Castro Borges, investigador titular da CINVESTAV-IPN, da Unidade de Mérida, no México, e director-geral da ALCONPAT Internacional, e de Pedro Garcés Terradillos, professor catedrático da Universidade de Alicante, em Espanha, e vice-presidente técnico da ALCONPAT Internacional. Portugal marca presença no painel de oradores convidados através de João Appleton, investigador do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e membro do Conselho Superior de Obras Públicas, e de Manuela Salta, também investigadora do LNEC.