Railway Tracks near Yale, British Columbia, Canada, North America.
Electrificação da Linha do Minho concluída dentro de três anos
“O concurso já está no terreno”, adiantou o ministro do Planeamento e das Infraestruturas
Rendas das casas em Lisboa estabilizam após dois trimestre de descida
Lisboa recebe primeiro congresso internacional da Exp Realty
Savills coloca CTT no Benavente Logistic Park
Élou com mais 130 apartamentos em comercialização
Empresas portuguesas participam na Maderália
Município do Entroncamento investe 4,9M€ na nova biblioteca
RAR Imobiliária com dois novos empreendimentos no Porto
PARES Advogados reforça equipa de Direito Público, Urbanismo e Ordenamento do Território
Sectores industrial e logístico influenciam resultados da Garcia Garcia
Feira de Arquitectura, Construção, Design e Engenharia regressa em Novembro
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou que a electrificação da Linha do Minho entre Nine e Valença estará concluída dentro de “três anos, três anos e meio”, num investimento de 83 milhões de euros. Pedro Marques acrescentou que em finais de 2016 ou inícios de 2017 avançará a electrificação do primeiro troço, entre Nine (concelho de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga) e Viana do Castelo. “O concurso já está no terreno”, adiantou.
O ministro falava em Barcelos, durante a consignação da empreitada de supressão de uma passagem de nível naquele concelho, empreitada que classificou como o “momento zero” da obra de electrificação da Linha do Minho. “Vai viabilizar todo o trabalho de electrificação”, referiu.
Trata-se da construção de uma passagem inferior rodoviária em Midões, que vai permitir o encerramento de uma passagem de nível, num investimento de 806 mil euros, com um prazo de execução de 180 dias. Pedro Marques sublinhou que o Governo está a “investir fortemente” na ferrovia, prevendo obras num valor global superior a 2.000 milhões de euros até 2020. Segundo o ministro, o objectivo passar por tornar mais competitivo o transporte ferroviário e de mercadorias, quer em termos de preços, quer em termos de tempos das ligações.
Outro objectivo é o aumento do conforto e da qualidade dos comboios postos ao serviço da população, com a possibilidade de os Alfa Pendular chegarem aos troços electrificados, nomeadamente na ligação Nine-Valença.
“Com a electrificação da linha, os comboios como os Alfa podem estar ao serviço, no futuro, até à fronteira, o que é muito positivo e aumenta brutalmente o conforto das populações”, acrescentou Pedro Marques. Paralelamente, enfatizou o governante, a aposta na ferrovia implicará uma diminuição do tráfego rodoviário e das consequentes emissões de poluição para a atmosfera. “É o cumprimento do nosso compromisso de dar prioridade ao transporte rodoviário”, rematou.