Construção mundial de centros comerciais atinge os 41,9 milhões de metros quadrados em 201
China mantém destaque como mercado mais activo e os mercados emergentes da Europa de Leste, como o Russo, sofreram uma diminuição no ritmo
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Segundo o mais recente estudo da CBRE, a construção mundial de centros comerciais continua a aumentar de 39 milhões de metros quadrados, em 2014, para 41,9 milhões em 2015. Neste ranking, as cidades asiáticas marcam presença em nove dos dez mercados globais mais activos.
O relatório que analisa a promoção dos centros comerciais em 168 grandes cidades, destaca a China como o mercado mais activo no que respeita à disponibilização de novos espaços, representando dois terços da construção a nível global. Cidades como Chongqing, Shenzhen, Chengdu e Xangai têm mais de 3 milhões de metros quadrados em construção, com mais de 30 projectos em cada cidade.
Também os mercados emergentes como Manila, Moscovo, Cidade do México e Bangalore continuam muito activos. No entanto, a actividade nos mercados emergentes da Europa de Leste, como o Russo, sofreram uma diminuição no ritmo, tendo em conta as incertezas económicas e políticas que se vivem presentemente.
De uma forma geral, segundo o que o estudo apurou, o ritmo de conclusão de projetos de centros comerciais diminuiu, numa altura em que o mercado de retalho sente um claro desequilíbrio entre a procura e a oferta.
A nível global, verificou-se a abertura de 10,7 milhões de metros quadrados de novos espaços em 2015, um número abaixo dos 12,1 milhões de metros quadrados em 2014. A actividade desta área na Europa continua a desenvolver-se a um ritmo inferior ao que acontece na Ásia, com apenas um quarto das cidades na região de EMEA a concluir um novo espaço no ano passado e os níveis de conclusão de projectos reduziram de 2,6 milhões para 1,6 milhões. A região EMEA representou 15% do total de conclusão de projectos em 2015. A maioria do espaço construído situa-se nas cidades russas.
Moscovo é mais uma vez o único mercado fora da Ásia que aparece no top 10 de conclusões de áreas de centros comerciais. Em 2015, os sete espaços comerciais construídos em Moscovo representaram 404.392 m2. Entre estes projectos, o Columbus (135.000 m2) e o Kuntsevo Plaza (68.000 m2) forma inaugurados em 2015. Espera-se contudo que 2014 e 2015 tenham sido os anos mais activos nas projeções para a Rússia, uma vez que será um desafio assegurar financiamento para 2016.
Natasha Patel, Director de EMEA Retail Research da CBRE comentou: “A promoção na área dos centros comerciais continua particularmente activa na Ásia, muito embora se sintam algumas mudanças este ano, nomeadamente na conclusão de projectos, em muitos casos em mercados onde já existem elevados níveis de construção a que se junta uma diminuição da procura, e onde os proprietários se expõem agora a um cenário de elevada oferta.”
“Na Europa Ocidental e nos EUA a falta de espaços de qualidade continua a ser um problema. As extensões, as remodelações e as reposições de activos já existentes continuam a ser a principal preocupação num esforço para atrair marcas de renome e consumidores. O acesso a espaço de qualidade vai continuar a ser um desafio em muitos mercados e vai obrigar muitos retalhistas a considerarem formatos de retalho com grande afluência, como zonas de transportes”.