Cushman & Wakefield prevê a inauguração e 1,3 milhões de M2 de retail parks na Europa até final do ano
Valor traduz um aumento superior a 50% relativamente ao ano transacto
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A mais recente edição do estudo “European Retail Park Development”, da Cushman & Wakefield (C&W) conclui que serão inaugurados 1,3 milhões de metros quadrados de novos retail parks na Europa até ao final de 2016.
Em comunicado de imprensa, a consultora revela que este valor traduz um aumento superior a 50% relativamente ao ano transacto e destaca que, para o próximo ano, estão previstos mais 1,1 milhões de metros quadrados de novos projectos. “Se todos estes projectos forem concluídos como previsto, a área total ocupada por retail parks na Europa alcançará, em 2017, cerca de 40 milhões de metros quadrados”, continua a mesma fonte.
Segundo a C&W, destes 2,41 milhões de metros quadrados previstos até ao final de 2017, 2,06 milhões estão situados na Europa Ocidental, enquanto que os restantes são referentes à Europa Central e de Leste. França domina este “pipeline” de projectos, com 54% das novas aberturas, seguida pelo Reino Unido, com 17%, e de Itália, com 10%.
“Após uma fase de menor dinamismo, a procura de espaços em retail parks tem vindo a aumentar na Europa, fruto da necessidade urgente de diferenciação por parte dos operadores, e também de um maior investimento dos proprietários nos projectos, que cada vez mais apostam na imagem e na qualidade dos seus activos”, explica a associate e directora ibérica e Research & Consultoria a C&W.
Segundo Marta Esteves Costa, “por outro lado, o aumento da procura tem também vindo a ser reforçado por um maior número de operadores a optarem por este formato para a comercialização dos seus produtos – marcas que antes operavam exclusivamente em centros comerciais e lojas de rua, começam hoje a testar a eficácia dos retail parks, como é o caso da H&M, da Zara ou da Mango”.
A consultora imobiliária frisa que, em Portugal, a entrada dos retail parks no mercado foi tardia, “numa fase em que muitos operadores tinham já garantidas localizações em unidades isoladas, as chamadas “stand alones”, razão pela qual este formato não chegou a atingir o sucesso dos centros comerciais”.
Contudo, a procura por parte deste tipo de unidades tem vindo a aumentar nos últimos meses, à imagem da oferta, “estando neste momento em construção três retail parks em Portugal que totalizam cerca de 50 mil metros quadrados”. De entre estes, a C&W destaca o Matosinhos Retail Park, com cerca de 30 mil metros quadrados de área bruta locável e abertura prevista já para este ano.