OASRN promove seminário sobre estratégias de regeneração das cidades
O seminário comissariado pelos arquitectos Inês Calor e Manuel Luís Rodrigues promoverá uma importante discussão entre profissionais de arquitectura, planeadores, dirigentes e todos os interessados nas questões do controlo urbanístico e ordenamento do território

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
A Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte (OASRN) associa-se às Jornadas Europeias do Património 2016 com o Seminário “A Cidade Informal – Estratégias De Inclusão” programado para os dias 23 e 24 de Setembro, na sede da OASRN, na cidade do Porto e que tem como objectivo principal promover uma reflexão alargada em torno da regeneração e reabilitação dos centros das cidades, bem como compreender e reflectir sobre a origem dos fenómenos e a análise dos novos instrumentos legais disponíveis.
Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a OASRN lembra que “a cidade cresce com vontade própria, moldada pela vontade dos seus habitantes, usuários e visitantes e, não raras vezes, alheia às ‘boas práticas de arquitectura’ e pressupostos formulados pela administração. Conhecer e entender as origens do fenómeno da construção informal, no seu duplo sentido (de edificação espontânea ou alheia aos requisitos formais) implica lançar um olhar transversal sobre os processos urbanísticos de transformação da cidade”.
No mesmo documento a OASRN, refere ainda para o facto de asistirmos “nas últimas três décadas a um fenómeno de grande crescimento das cidades, em paralelo com intensificação das normas aplicáveis à construção: segundo a OA apurou, mais de mil diplomas legais são aplicáveis ao sector. À medida que se densificam os requisitos técnicos, as formas de controlo urbanístico e os instrumentos de gestão territorial, aumentam igualmente as dificuldades dos actores envolvidos nos processos informais, herdados do passado ou fruto do presente. Arquitectos, urbanistas e agentes da administração direccionam hoje muita da sua prática profissional à legalização, regularização e reconversão da obra consumada”.
É neste quadro que a Ordem dos Arquitectos promoverá uma importante discussão entre profissionais de arquitectura, planeadores, dirigentes e todos os interessados nas questões do controlo urbanístico e ordenamento do território. O seminário é comissariado pelos arquitectos Inês Calor e Manuel Luís Rodrigues.