B.Prime analisa principais preocupações no sector de escritórios
As conclusões “podem vir a influenciar novas abordagens ou novos serviços no segmento de Asset & Property Management”
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Ana Rita Sevilha
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No sentido de aferir quais as preocupações mais significativas relativamente à utilização e aos serviços que os edifícios de escritórios dispõem, a consultora imobiliária B.Prime promoveu um inquérito junto de proprietários e utilizadores do qual pôde concluir as principais exigências do mercado nesta área de serviços.
Segundo as conclusões da B.Prime, que segundo sublinha a consultora, “podem vir a influenciar novas abordagens ou novos serviços no segmento de Asset & Property Management”, “enquanto que para os utilizadores os factores mais importantes são a limpeza, o bom funcionamento do ar condicionado, a rapidez na resposta a um pedido de assistência técnica, o estado geral de manutenção do imóvel e a empatia com o interlocutor de gestão; para os proprietários outros aspectos se impõem, nomeadamente o rigor financeiro, o cumprimento de prazos, a rapidez na resposta, a experiência da equipa, empatia do interlocutor e boa relação com ocupantes”.
No inquérito, ambos – proprietários e utilizadores – foram consensuais em descreverem as empresas gestoras de imóveis como sendo pouco diferenciadoras e com níveis de serviço muito semelhantes.
Jorge Bota, Managing Partner da B. Prime comenta: “Para nós é muito importante monitorizar constantemente os sinais que o mercado nos transmite, por isso foi muito interessante realizar este inquérito e apurar quais são as reais preocupações dos proprietários e dos utilizadores relativamente a um imóvel de escritórios. Cruzando as visões de um lado e do outro conseguimos ter um panorama com linhas muito concretas do que deverá ser um serviço de gestão de qualidade. Só desta forma uma empresa que presta serviços de gestão pode fazer a diferença e antecipar problemas ao proprietário, ao mesmo tempo que garante uma elevada taxa de retenção e satisfação dos inquilinos, que se traduz numa solução mais económica para ambas as partes”.
“Tendo a B. Prime a ambição de consolidar a área de Asset & Property Management que lançou em 2016, estas tendências serão certamente tidas em conta na nossa estratégia, para conseguirmos oferecer serviços diferenciadores que tanto proprietários, como inquilinos necessitam”, conclui o mesmo responsável.
Fátima Machado, responsável pelo novo departamento acrescenta: “Este inquérito permitiu-nos confirmar e esclarecer alguns dos factores críticos de sucesso na gestão imobiliária e a reorientar a nossa abordagem por forma a dar resposta àquilo que é realmente importante para o cliente e que nem sempre corresponde ao que assumimos por defeito. Com certeza que este estudo é generalista e que cada imóvel é um universo único, a ser analisado em detalhe para uma resposta efectiva e de valor.”