Edição digital
Assine já
    PUB
    Empresas

    Especial Estruturas, Coberturas e Cofragens: Começar pelo “telhado” mas…com estilo

    Qualidade e da eficiência futura das soluções estão entre as prioridades das empresas que actuam nestes segmentos de mercado como forma de apresentar uma oferta diferenciadora. Num mercado cada vez mais concorrencial, o investimento das empresas está muito voltado para áreas como inovação, desenvolvimento ou mesmo design. A resposta às necessidades de cada projecto em particular é estratégica como revelam ao CONSTRUIR diversos especialistas

    Ricardo Batista
    Empresas

    Especial Estruturas, Coberturas e Cofragens: Começar pelo “telhado” mas…com estilo

    Qualidade e da eficiência futura das soluções estão entre as prioridades das empresas que actuam nestes segmentos de mercado como forma de apresentar uma oferta diferenciadora. Num mercado cada vez mais concorrencial, o investimento das empresas está muito voltado para áreas como inovação, desenvolvimento ou mesmo design. A resposta às necessidades de cada projecto em particular é estratégica como revelam ao CONSTRUIR diversos especialistas

    Ricardo Batista
    Sobre o autor
    Ricardo Batista
    Artigos relacionados
    Andreia Teixeira assume cargo de Project Management do Grupo Openbook
    Arquitectura
    CE atribui 245M€ em subvenções a projecto de hidrogénio em Sines
    Engenharia
    Município de Paredes investe mais de 64,3 M€ em habitação com apoio do PRR
    Construção
    IP lança concurso de 77M€
    Construção
    Knauf apresenta nova identidade corporativa
    Empresas
    Financiamento especializado atinge máximo histórico
    Imobiliário
    Greens Vilamoura assinala cerimónia de Pau de Fileira com 70% já comercializado
    Imobiliário
    Novo crédito à habitação regista crescimento de 26,1% até Fevereiro
    Construção
    Preços das casas aceleram nos primeiros meses de 2024
    Imobiliário
    Sierra renova espaço de restauração no Centro Vasco da Gama
    Imobiliário

    O controlo está cada vez mais apertado. Seja por via do próprio projecto, da prescrição ou, tão “simplesmente” porque o dono de obra está cada vez mais exigente com as opções que são tomadas e afectas ao seu projecto. E isso tanto é válido para os acabamentos de um edifício como para uma moradia. E é por terem essa noção que as empresas que actuam na área da construção, qualquer que seja a sua actividade, apostam e investem em factores verdadeiramente diferenciadores, seja ao nível dos processos de fabrico seja ao nível da inovação.
    Ao CONSTRUIR, o director comercial da Cobert Portugal garante que “o sector é muito concorrencial, tanto face ao preço, como à própria oferta”. Pedro Abrantes sublinha que “a Cobert destaca-se pela diversidade e dimensão da sua oferta, possuindo um portfólio de soluções cada vez maior, graças a todo o investimento em I&D da empresa”. “O preço ainda é um dos factores mais determinantes no processo de decisão de compra. Felizmente é um paradigma que está a mudar, isto é, tanto os aplicadores como os proprietários dos edifícios estão cada vez mais a tomar consciência da qualidade e da eficiência futura das soluções que aplicam”, assegura, adiantando que “os produtores apostam cada vez mais em soluções de maior e melhor qualidade, garantido índices de desempenho e durabilidade que são uma mais-valia para quem os aplica e para quem deles beneficia, o utilizador final”. Já no entender de João Arrais, director geral da Coelho da Silva, “o principal desafio é não ceder à tentação de baixar qualidade ou serviço para apostar numa estratégia de preços baixos”. Para aquele responsável, “este tipo de actuações apenas levam ao desprestígio das soluções apresentadas, abrindo caminho a soluções alternativas, muitas delas com performances técnicas muito inferiores….preço por preço…”, considera. João Arrais recorda que “num sector tão conservador como é o das coberturas, a CS tem liderado o esforço de inovação em termos de novas soluções, modelos e acabamentos estéticos diferenciados”. “Hoje o cliente final quer, para além de qualidade técnica e garantia, diferenciação…essa consegue-se com novos acabamentos ou texturas o que obriga os fabricantes a continuamente avançarem nesse sentido. O conceito cobertura-fachada tem sido um caminho que a CS tem vindo a percorrer de forma continua e que consideramos ser uma solução de futuro ao nível das vivendas unifamiliares”, garante.
    Ana Rodrigues, responsável de Marketing da Umbelino Monteiro entende que “a Inovação não deverá ser colocada de lado”. “Numa altura, em que os produtos apresentados no mercado são similares é na Solução Construtiva que impera a diferença”, assegurando que “de facto, tendo como base um bom serviço técnico comercial a par com o desenvolvimento de produtos que funcionem de modo integrado e que sejam compatíveis com outras soluções ser-nos-á permitido oferecer soluções duráveis, versáteis e inovadoras”. “Na nossa opinião as ‘Soluções do Futuro’ irão incidir na sustentabilidade e estética e nesse campo há muito que a Umbelino Monteiro se destaca”, salienta Ana Rodrigues, acrescentando que “quer seja através do aperfeiçoamento de produtos; novos acabamentos e tonalidades; reprodução de peças em forma e textura; desenvolvimento de soluções solares e de isolamento térmico e acústico, a Umbelino Monteiro tem conseguido trilhar um caminho de sucesso”. “A pluralidade de cromias, as complexas geometrias e técnicas de execução destas coberturas continuarão a ser alvo de pesquisa e desenvolvimento de soluções capazes de dar resposta a um consumidor cada vez mais exigente”, revela. Já os responsáveis da Destaca acreditam que os principais desafios para as empresas que actuam nesta área passam pela “diversidade das soluções apresentadas consoante o fim a que se destinam e correspondente optimização dos respectivos custos e pela garantia dos elevados padrões de qualidade dos materiais utilizados aliando eficiência, durabilidade e baixa manutenção, ou seja a sua optimização face às outras soluções do mercado”.
    Emanuel Pereira, administrador da Tecofix entende que “a nível nacional a aposta está claramente direccionada para a estrutura metálica nomeadamente a nível estrutural como uma boa solução para coberturas”. Ao CONSTRUIR assegura que “a escolha do aço como solução estrutural em expansões ou projecção de espaços públicos ou fabris tem assumido um papel predominante neste sector. As vantagens desta construção são cada vez mais tidas em conta, desde o seu tempo de transporte, montagem, limpeza e capacidade de vencer grandes vãos através de peças mais leves e de menor dimensão do que na construção de betão tradicional”. “Deste modo”, dizem, “as empresas que actuam nas áreas das cofragens têm sentido mais alguma dificuldade neste mercado em expansão, pelo que a aposta em estruturas de cofragens perdidas ou colaborantes como lajes mistas betão/aço é uma boa solução”.

    Radiografia

    João Arrais defende que “no caso das coberturas já se notou um ligeiro crescimento em 2016 muito impulsionado pela reabilitação urbana de Lisboa e Porto”. O director geral da Coelho da Silva entende que “este crescimento tem sido fortemente motivado pela dinâmica do crescimento do Alojamento Local e do investimento estrangeiro no imobiliário. No resto do país os números continuam muito baixos. Esperamos que em 2017 esta tendência positiva se acentue e se estenda ao resto de Portugal”. Ana Rodrigues salienta o papel da Umbelino Monteiro que, garante, “há muito que desenvolve técnicas construtivas que assentam nas boas práticas da aplicação dos materiais de construção e tem vindo a incluir na sua oferta, produtos complementares que permitem apresentar e disponibilizar soluções construtivas atendendo ao conforto térmico e acústico, coadjuvado com os critérios de funcionalidade, compatibilidade, ventilação, estética e identidade arquitectónica nacional”. A responsável de Marketing da empresa recorda que a Umbelino Monteiro constitui um dos principais players portugueses no âmbito das coberturas “e possui um elevado know-how do mercado, advindo dos seus 58 anos de existência, o que permite disponibilizar produtos e soluções para coberturas capazes de colmatar necessidades do mercado”. ”O grande desafio do sector, e falo especificamente das coberturas cerâmicas, passa por transmitir qual o impacto que uma cobertura eficiente tem em todo o edifício e a influência que tem na sua durabilidade e vida útil”, diz Pedro Abrantes, que acrescenta que importa “consciencializar todos os intervenientes da obra que a escolha dos produtos e elementos que compõem um telhado são unos e que juntos formam uma solução diferenciadora e duradoura. Na Cobert, temos o lema de que “os componentes são os elementos que vão transformar as nossas telhas num telhado” e este é o grande desafio que temos”, defende o director comercial da Cobert. “Ter a ideia que a cobertura é apenas um revestimento de topo, é um engano e por isso nem todos os materiais são adequados para comporem uma cobertura de telhado com condições de eficiência energética e de habitabilidade futuras”, acrescenta, salientando que “o grande desafio é, portanto, impor todas as qualidades e mais-valias que uma cobertura integrada e eficiente tem face a outros materiais, respeitando sempre o equilíbrio e paisagem arquitectónica”. Para os responsáveis da Destaca, “as soluções existentes no mercado encontram-se, de um modo geral, optimizadas pela rapidez de execução e novas metodologias de construção, nomeadamente, materiais com maior rentabilização e estruturas vocacionadas para os diferentes requisitos solicitados”. Ao CONSTRUIR revelam acreditar que “num mercado cada vez mais exigente e competitivo, onde predomina a necessidade de rapidez e eficácia dos métodos utilizados, apresentam-se sistemas, que aliam cada vez mais a segurança, o conforto, elevado isolamento, flexibilidade e design, baixa manutenção, curtos prazos de execução e custos bastante competitivos”.

    Novidades
    Olhando para este panorama, importa perceber em que estão a apostar as empresas para responder àquilo que são as necessidades do mercado. Ana Rodrigues revela que a Umbelino Monteiro está a apostar no desenvolvimento de novas soluções construtivas para coberturas e na criação de ferramentas e suportes que auxiliem não só o trabalho da equipa mas também dos clientes e parceiros. A responsável de Marketing da empresa adianta que a Umbelino Monteiro “tem vindo a reajustar as metodologias de trabalho e a oferta de produtos e serviços para que possa satisfazer cada vez melhor as necessidades que o mercado apresenta”. Destaque-se a Solução UM-RENOVAR, a qual enquanto sistema Integrado pretende promover de forma conjunta telhas cerâmicas e fibrocimento (sem amianto), acessórios e componentes. “A Solução UM-RENOVAR é o resultado do aperfeiçoamento contínuo dos nossos produtos e de uma especial preocupação no incremento da compatibilidade dos mesmos entre si, de modo a garantir que quando utilizados em conjunto, resultem numa solução construtiva durável, funcional e fiável com o intuito de promover a eficiência energética, a ventilação e a compatibilidade entre produtos”, garante. Ao CONSTRUIR, os responsáveis da Destaca garantem apostar “na elevada resistência e eficiência dos materiais que utiliza e nas mais diversas soluções construtivas que emprega, nomeadamente com a utilização do aço leve galvanizado como material de eleição, aliando a segurança, eficiência estrutural, liberdade arquitectónica e a rapidez de execução que proporciona”. “As mais-valias das soluções construtivas utilizadas pela Destaca passam ainda, dizem, “pela sua elevada eficiência energética, sustentabilidade do sistema e aplicação de desperdício zero, com garantia ecológica do reaproveitamento dos materiais utilizados”. “A maior competitividade dos preços está aliada a uma performance incomparável na racionalização do tempo de execução, qualidade e conforto das nossas soluções construtivas. Sendo que, para alcançar preços mais competitivos, o sistema construtivo STEEL apresenta métodos mais eficazes, processos mais rápidos, racionalização dos meios de transporte e optimização da mão-de-obra”, consideram.
    Pedro Abrantes garante ao CONSTRUIR que tem sido estratégico o trabalho para “encontrar soluções diferenciadoras e de qualidade que reúnam design, aplicabilidade e mais-valias em termos de eficiência”. O director comercial da Cobert assegura que “com as inovações que vamos criando, também procuramos sempre ir de encontro às necessidades arquitectónicas quer nos produtos destinados à reabilitação quer nos produtos destinados à obra nova. Nos próximos 10 anos, seguramente que o nosso portfólio apresentará soluções que respeitem todas estas questões”. João Arrais, director geral da Coelho da Silva recorda que a empresa tem feito uma forte posta na linha Plasma “que pode ser utilizada simultaneamente em fachada e cobertura, para a qual tem um conjunto de acabamentos, texturas e acessórios absolutamente único no mercado e para a qual disponibiliza um suporte técnico totalmente diferenciado: a biblioteca BIM mais avançada do sector em formato aberto e disponível para qualquer utilizador”. Para aquele responsável, “outra solução que temos começado a trabalhar ao nível da prescrição é na Climatile, uma lajeta para coberturas planas que permite reflectir 80% da radiação solar, de instalação muito fácil, leve e com a possibilidade de acessibilidade imediata para reparações ou limpezas das coberturas planas ou invertidas”.
    Emanuel Pereira, administrador da Tecofix, recorda que os projectos actuais de engenharia são cada vez mais inovadores, levando os fabricantes de materiais e processos construtivos a desenvolver novas soluções. “Nesta área as empresas devem-se posicionar do mesmo modo. Por exemplo, as cofragens utilizadas no passado para a construção de uma obra de arte tiveram que evoluir para aquelas que hoje conhecemos e que eram inimagináveis há 50 anos atrás”. Deste modo, assegura, “a Tecofix está atenta ao mercado adaptando-se aos novos desafios. A nossa aposta está em estar junto dos nossos clientes aconselhando sempre a melhor solução para os seus projectos. Estamos cada vez mais direccionados para o sector da fixação estando, neste momento, focados na nossa gama sísmica, seja de ancoragens mecânicas/químicas ou estrutural/não estrutural”. “Face ao contexto actual da reabilitação urbana que carece de legislação adequada, a nossa preocupação com este assunto leva-nos a estar na vanguarda desta temática”, concluem.

    Sobre o autorRicardo Batista

    Ricardo Batista

    Director Editorial
    Mais artigos
    Artigos relacionados
    Andreia Teixeira assume cargo de Project Management do Grupo Openbook
    Arquitectura
    CE atribui 245M€ em subvenções a projecto de hidrogénio em Sines
    Engenharia
    Município de Paredes investe mais de 64,3 M€ em habitação com apoio do PRR
    Construção
    IP lança concurso de 77M€
    Construção
    Knauf apresenta nova identidade corporativa
    Empresas
    Financiamento especializado atinge máximo histórico
    Imobiliário
    Greens Vilamoura assinala cerimónia de Pau de Fileira com 70% já comercializado
    Imobiliário
    Novo crédito à habitação regista crescimento de 26,1% até Fevereiro
    Construção
    Preços das casas aceleram nos primeiros meses de 2024
    Imobiliário
    Sierra renova espaço de restauração no Centro Vasco da Gama
    Imobiliário
    PUB

    Andreia Teixeira, head of Project Management do Grupo Openbook

    Arquitectura

    Andreia Teixeira assume cargo de Project Management do Grupo Openbook

    Esta contratação visa “reforçar a coordenação, gestão de recursos e riscos, bem como a monitorização e controlo de projectos” dentro da empresa

    CONSTRUIR

    Andreia Teixeira é a mais recente contratação do Grupo Openbook para o cargo de head of Project Management. Com uma formação sólida em arquitectura e uma vasta experiência na gestão e coordenação de projectos, planeamento e desenvolvimento urbanístico, vem fortalecer a capacidade interna de gestão de projectos, em resposta ao crescimento contínuo do Grupo e à expansão do seu portfólio de projectos em curso, de grande dimensão.

    Esta contratação visa reforçar a coordenação, gestão de recursos e riscos, bem como a monitorização e controlo de projectos dentro da empresa. Além disso, alinha-se com a estratégia definida pela Openbook, que visa a melhoria contínua da eficiência, qualidade e produtividade.

    “A contratação de Andreia Teixeira é um passo significativo para fortalecer a nossa capacidade de gestão de projectos. A sua experiência e expertise serão inestimáveis para aprimorar as nossas operações e alcançar os nossos objetivos estratégicos”, justifica Rodrigo Sampayo, partner do Grupo Openbook.

    Além da contratação de Andreia Teixeira, o Grupo Openbook também anunciou a chegada de outros profissionais para reforçar e expandir a sua equipa em diferentes áreas de actuação. Nesse sentido, Margarida Fonseca e Gonçalo Reis juntam-se à Openbook Architecture como arquitectos seniores, trazendo consigo um vasto conhecimento e experiência no campo da arquitectura. Edgar Franco vai integrar a equipa de 3D ArchViz do Grupo e Fátima Filipe, arquitecta de interiores, faz agora parte da Openbook Studio. Por fim, Joana Pimentel, designer, foi contratada para se juntar à equipa de Marketing e Comunicação.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Engenharia

    CE atribui 245M€ em subvenções a projecto de hidrogénio em Sines

    A Comissão Europeia anunciou os vencedores de um leilão altamente competitivo do Banco Europeu de Hidrogénio, tendo sido atribuídos ao projecto MadoquaPower2X (MP2X), em Sines, 245 milhões de euros em subvenções operacionais

    CONSTRUIR

    O MP2X, localizado em Sines, Portugal, é uma instalação Power-to-X que produzirá hidrogénio verde e amoníaco, principalmente para o transporte marítimo. O projecto está dividido em duas fases, com uma capacidade inicial de electrolisador de 500 MW, seguida da Fase 2, que procurará implantar mais 700 MW de capacidade de electrolisador, elevando a capacidade total para 1,2 GW.

    Este projecto emblemático é uma pedra angular para o futuro da descarbonização dos sectores energéticos europeus de difícil acesso, como o transporte marítimo e as indústrias pesadas.

    A MP2X foi agora convidada a preparar um acordo de subvenção com a Comissão Europeia. A MP2X receberá um prémio fixo de 0,48 EUR/kgH2 por ~51.000 tH2 por ano durante um período de 10 anos, num total previsto de 245 milhões de euros.

    “Estamos muito orgulhosos por o nosso projecto ter recebido esta subvenção e aplaudimos os decisores políticos por reconhecerem a importância da economia do hidrogénio em Portugal e na Europa. O anúncio de hoje reafirma a capacidade da CIP para realizar projectos de hidrogénio verde para construir uma futura economia do hidrogénio na Europa. Gostaríamos de agradecer aos nossos parceiros em Portugal, bem como ao Governo português, às instituições públicas e às comunidades locais por trabalharem connosco na criação de um futuro mais verde para as gerações vindouras”, refere Philip  Christiani, partner da Copenhagen Infrastructure Partners (CIP).

    Por sua vez Marloes Ras, directora Não-Executiva da MadoquaPower2X, afirmou que “a nossa equipa trabalhou incansavelmente para fazer da MP2X um sucesso. O anúncio de hoje da Comissão Europeia é um reconhecimento dos esforços incansáveis da equipa em Portugal e na Dinamarca. Com este reconhecimento vem a responsabilidade, a viagem apenas começou, estamos agora prontos para entregar o projecto e esperamos continuar a colaborar com as instituições públicas e as comunidades locais para fazer do MP2X um sucesso pioneiro para Portugal”.

    Subsídio até ao final do período de subvenção

    O projecto receberá o financiamento concedido a partir da data de exploração comercial até ao final do período de subvenção de 10 anos. A subvenção aproxima a MP2X da decisão de investimento financeiro, reduzindo a diferença entre o preço de custo e o preço de venda, e constitui um importante factor de sucesso do projecto. A subvenção depende do facto de a MP2X estar operacional no prazo de cinco anos após a assinatura do acordo respectivo. A MP2X  estima que o projecto deverá ficar operacional, o mais tardar, em 2028.

    O projecto inicial utilizará uma ligação à rede de 560 MVA para produzir anualmente 51.000 toneladas de hidrogénio e 300.000 toneladas de amoníaco verdes utilizando electricidade renovável. Incluindo a segunda fase, o projecto utilizará uma ligação à rede de 1400 MVA para produzir um total de 150.000 toneladas de hidrogénio verde e mais de 1 milhão de toneladas de amoníaco verde por ano.

    A MP2X é e continuará a ser um impulsionador directo de outros investimentos nacionais na cadeia de valor da produção de hidrogénio em Sines, com parcerias técnicas e comerciais para a compra de hidrogénio produzido por terceiros.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos

    Fonte: site da Câmara Municipal de Paredes

    Construção

    Município de Paredes investe mais de 64,3 M€ em habitação com apoio do PRR

    Alexandre Almeida, presidente da Câmara, destaca a importância “de aumentar a oferta de arrendamento acessível para a população mais jovem e privilegiar a qualidade de vida e a promoção da fixação da população em Paredes”

    CONSTRUIR

    O Município de Paredes entregou um conjunto de candidaturas a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a construção de habitações sociais e habitações a rendas acessíveis para “mitigar as necessidades habitacionais no concelho”.

    Alexandre Almeida, presidente da Câmara, destaca a importância “de aumentar a oferta de arrendamento acessível no concelho especialmente para a população mais jovem e privilegiar a qualidade de vida e a promoção da fixação da população em Paredes”.

    A construção de imóveis destinados à promoção de arrendamento a custos acessíveis, a disponibilizar às famílias da classe média e a jovens que não encontram respostas no mercado, serão 182, no valor de 27,1 milhões de euros, nas freguesias de Baltar, Gandra, Mouriz, Rebordosa, Sobreira e Paredes.

    O programa prevê, ainda, um total de 223 habitações sociais, destinadas a agregados familiares com rendimentos mais baixos. O investimento que ascende a 28,8 milhões de euros, serão edificadas nas freguesias de Paredes, Lordelo, Rebordosa, Vandoma, Gondalães, Cete, Vilela e Duas Igrejas.

    Já as reabilitações de habitações sociais incidirão em 122 fogos já existentes, cujas empreitadas estão estimadas em 8,4 milhões de euros em Cristelo e em Paredes, no edifício O Sonho e no Bairro O Sonho.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Construção

    IP lança concurso de 77M€

    Um total de 378 milhões de euros de investimento IP no PRR estão já concluídos, em fase de execução ou em fase de contratação, na componente rodoviária, ao que se irá somar agora o concurso para a substituição do actual sistema de sinalização nas estações de Campolide, Oriente, Alverca e Azambuja

    CONSTRUIR

    A Infraestruturas de Portugal lançou no início da semana o concurso público para empreitada “Linha de Cintura e Linha Norte – Estações de Concentração de Campolide, Oriente, Alverca e Azambuja – Sinalização” (Digitalização do Transporte Ferroviário).

    Com um preço base de 77 milhões de euros, esta empreitada em regime de concepção-construção, prevê a substituição do actual sistema de sinalização (tipo ESTW L90P) nas estações de concentração de Campolide (Linha de Cintura), Oriente, Alverca e Azambuja (Linha do Norte), tendo como objectivo compatibilizar as ligações físicas e funcionais da Linha do Norte, da Rede Ferroviária Nacional (RFN), com a futura Linha de Alta Velocidade (LAV), permitindo uma utilização combinada, relevante para o objectivo de coesão territorial da LAV.

    A extensão total a intervencionar será de aproximadamente 55 km de vias dupla e quádrupla.
    O procedimento inclui o investimento destinada ao sistema de sinalização, financiado, num total de 49 milhões de euros no âmbito da “Digitalização do Transporte Ferroviário”, na Componente “Mobilidade Sustentável” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e inclui também a manutenção subsequente à recepção provisória da componente de investimento.

    A concretização deste projecto irá contribuir para a criação de corredores ferroviários interoperáveis, bem como incrementar a disponibilidade e fiabilidade da infraestrutura ferroviária, em segurança, e ainda promover a interoperabilidade e a interligação internacional de e para Portugal.

    Dos 27 projectos rodoviários PRR, a IP tem já 23 obras lançadas, corresponde a um total de cerca de 378 milhões de euros de investimento. Dessas, duas empreitadas estão concluídas, a melhoria da ligação à Área Industrial de Fontiscos e Reformulação do Nó de Ermida (Santo Tirso) e a Variante à EN248 em Arruda dos Vinhos, 11 estão em fase de contratação e 10 em execução.

    O concurso agora lançado no âmbito do investimento “Digitalização do Transporte Ferroviário” vem materializar a responsabilidade atribuída à IP através da assinatura, em 2023, de um novo contrato de financiamento com a Estrutura de Missão Recuperar Portugal.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Knauf apresenta nova identidade corporativa

    A reformulação da marca Knauf, que tem como slogan “Build on us”, responde à necessidade de oferecer uma experiência simplificada e unificada com uma identidade única em qualquer lugar do mundo onde o grupo opera

    CONSTRUIR

    A Knauf, fabricante de placas de gesso laminado e materiais de construção secos, em conjunto com a Knauf Insulation, fabricante de isolamentos térmicos e acústicos, apresentam a sua nova identidade corporativa, protagonizando o rebranding de toda a sua identidade a nível e alinhamento global com a sua estratégia K100, que homenageia o centenário que a empresa celebrará em 2032.

    Esta nova identidade de marca estreia-se com o slogan “Build on us.”, um conceito que reúne uma promessa da marca definida e unida por valores que reflectem o compromisso da Knauf com os clientes através da qualidade, confiança, inovação e sustentabilidade em tudo o que faz.

    A reformulação da marca Knauf responde à necessidade de oferecer uma experiência simplificada e unificada com uma identidade única em qualquer lugar do mundo. Todas as divisões do Grupo Knauf estão unidas sob um único conceito de marca, apoiado por uma promessa clara: “Build on us”. Esta mudança sublinha o compromisso da Knauf de estar sempre ao lado dos seus clientes, pronta para colaborar estreitamente para construir um futuro conjunto. Além disso, a mudança de marca alinha-se com as exigências emergentes dos ambientes digitais e de um ecossistema em constante evolução, reconhecendo a importância de manter uma presença forte e coerente no mundo digital.

    A nova identidade da marca Knauf abre as portas para um novo tipo de diálogo, tanto com os clientes como entre os membros da organização. A clareza sobre o que representa, o que o torna único e por que os clientes devem escolher a Knauf é crucial para estabelecer relacionamentos sólidos e uma posição robusta no mercado.

    Esta imagem renovada torna transparente o que a empresa representa, aumentando a consciência da sua identidade, da sua singularidade e da razão pela qual os clientes devem considerar a Knauf como a sua escolha preferida.

    Cria assim uma nova base de sinergia e colaboração dentro da Knauf, permitindo partilhar, trabalhar e obter melhores resultados em toda a organização. Também facilita a cada colaborador e parceiro do Grupo Knauf actuar como embaixador da marca, representando a empresa e estabelecendo os diálogos com os clientes ou parceiros que desejam ter.

    A Knauf desenvolveu uma identidade visual mais limpa, moderna e atractiva, que se adapta às plataformas actuais, garantindo óptima visualização em diversos dispositivos e canais online. Esta actualização do logótipo reflecte a evolução da marca, mas também a sua aposta na inovação e adaptação às tendências tecnológicas.

     

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos

    Luís Augusto, presidente da Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting

    Imobiliário

    Financiamento especializado atinge máximo histórico

    Desempenho em 2023 dos três sectores representados pela Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting foi o mais alto de sempre, o único sinal negativo surgiu na locação financeira imobiliária

    CONSTRUIR

    A Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) acaba de divulgar as estatísticas de 2023 dos três sectores em que representa mais de 90% do mercado português, revelando um crescimento homólogo de 5,9% no apoio dado à economia nacional. O somatório de 47,8 mil milhões de euros é equivalente a cerca de 20% do PIB português em 2023.

    Num movimento uniforme, os três sectores representados pela ALF fecharam o ano de 2023 com ganhos, desde os 5% do valor de créditos tomados do Factoring aos expressivos 53% do valor das viaturas novas contratadas em Renting, passando ainda pelos 8,5% do reforço do valor dos investimentos em Leasing. Os 47,8 mil milhões de euros resultantes da soma dos contratos de Leasing e Renting, juntamente com as facturas adquiridas pelas Factors em 2023, representa um aumento de quase 2,7 mil milhões de euros, face a 2022. Este aumento é composto por um crescimento de 350 milhões de euros na produção de Renting, 200 milhões no Leasing e uns expressivos 2,1 mil milhões de euros no Factoring.

    “O ano 2023 desafiou todas as previsões, conjugando um segundo conflito com impacto na Europa, a incerteza na política monetária do BCE, e, em Portugal, a queda de um Governo com maioria e convocação de eleições antecipadas. Apesar de tudo, o financiamento especializado revelou um crescimento robusto, contribuindo para o crescimento da economia portuguesa”, destaca Luís Augusto, presidente da ALF, concluindo: “Os dados de 2023 contrariam eventuais visões pessimistas e as projeções da ALF para 2024, o ano do nosso 40.º aniversário, reforçam o papel do financiamento especializado no apoio à formação do PIB”.

    Em claro crescimento estão o Factoring e o Renting. O Factoring, que em 2021 valia 34,5 mil milhões de euros e no ano seguinte atingiu os 42 mil milhões de euros, encerrou o ano de 2023 com um total de 44,2 mil milhões de euros em facturas tomadas. Em apenas dois anos, o desempenho do factoring aumentou em 18%, equivalente a cerca de 10 mil milhões de euros. Destaque para o confirming (gestão dos pagamentos das empresas junto dos seus fornecedores), que registou um crescimento de 7,4%, correspondendo a um acréscimo de 1.370 milhões de euros em relação ao ano anterior, e para o factoring internacional. O factoring à importação, que consiste no apoio ao pagamento de facturas de um cliente nacional ao seu fornecedor estrangeiro, assume o maior protagonismo, superando o valor de 2022 em 51%, num salto de 360 milhões de euros para os 544,6 milhões de euros. Quanto ao factoring à exportação, que proporciona apoio no recebimento de facturas de clientes localizados no estrangeiro, registou um crescimento de apenas 2,4%, em torno dos 121 milhões de euros a mais que no ano anterior, totalizando 5,15 mil milhões de euros, muito relevante no apoio às exportações nacionais. No factoring doméstico, a modalidade com recurso manteve-se estável, face a um crescimento de 4,3% da modalidade sem recurso.
    Por sua vez, o Renting prossegue o seu caminho de consolidação enquanto solução para gestão de frotas de empresas e também de particulares. Durante 2023, o renting colocou 36 mil viaturas novas em circulação nas estradas portuguesas, num valor que superou os mil milhões de euros, uma expressiva evolução de 53% face aos 667 milhões de euros de contratos novos em 2022. Esta subida resulta também do crescimento do valor médio por viatura, impulsionado pela crescente contratação de veículos electrificados, e pela inflacção verificada no sector automóvel. Tal como acontece no leasing verde – em que se beneficia a aquisição de equipamentos com menor pegada carbónica – o renting de viaturas híbridas plug-in e eléctricas reforça o papel deste sector na descarbonização nacional da mobilidade.

    Leasing mobiliário cresce e compensa imobiliário
    Durante 2023, o único sinal negativo surgiu na locação financeira imobiliária, embora o crescimento de 20,5% no leasing mobiliário mais que tenha compensado esse decréscimo. Face a 2022, a locação financeira imobiliária teve uma quebra de 14,7%, totalizando 686 milhões de euros. A perturbar o desempenho deste produto estão constrangimentos no enquadramento fiscal do produto que afastam os locadores do mesmo e, naturalmente, o aumento das taxas de juro de referência do Banco Central Europeu.
    Já o leasing mobiliário, ao registar um crescimento de 20,5%, alcança uma produção de 1,87 mil milhões de euros. As viaturas contribuem com a maior parte deste valor, com 24 533 viaturas ligeiras, para um valor de 777 milhões de euros, e 5 520 pesadas, no valor de 491 milhões de euros. As viaturas têm um peso de 68% do volume do leasing mobiliário, enquanto os equipamentos atingiram os 602 milhões de euros.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Imobiliário

    Greens Vilamoura assinala cerimónia de Pau de Fileira com 70% já comercializado

    O projecto, que compreende a construção de perto de 90 apartamentos, já atingiu 70% de comercialização, estando prevista a conclusão das vendas até ao final da construção, no primeiro semestre de 2025

    CONSTRUIR

    O Greens Vilamoura celebra a cerimónia de Pau de Fileira, antiga tradição que assinala a conclusão da estrutura da empreitada, dando agora início à terceira fase de comercialização, numa altura em que 70% já está comercializado. A comercialização do projecto está a cargo das consultoras Portugal Sotheby’s Realty e Garvertur International.

    O Greens Vilamoura deverá estar concluído no primeiro semestre de 2025, com o integral cumprimento dos prazos previstos. Localizado no Algarve, em Vilamoura, o condomínio situa-se entre o Pinhal Velho Vilamoura Condominium e o Anantara Vilamoura Algarve Resort, estando rodeado pelo parque ambiental, uma área protegida de 170 hectares, pelo Vitoria Golfe Course, o campo de golf flagship da Dom Pedro Golf e o Vilamoura Equestrian Centre.

    Este projecto tem aspectos únicos que o diferenciam, com características de sustentabilidade e excelência de construção que são fundamentais para quem procura um projecto diferenciador e uma experiência mais enriquecedora e envolvente. A localização conjuga o cosmopolitismo da proximidade ao centro de Vilamoura com um enquadramento natural único que tem levado a uma forte procura por parte de potenciais clientes. A nossa expectativa, face aos contactos que temos recebido, é que também esta terceira fase venha a ter uma forte adesão por parte dos interessados em usufruir da experiência de viver num local único”, afirma em comunicado o promotor.

    O projecto, da autoria do atelier Ventura + Partners, conjuga “as mais avançadas técnicas de arquitectura e engenharia sustentável, com uma criteriosa selecção dos materiais utilizados, para proporcionar uma experiência residencial de proximidade a todos os serviços essenciais, mas também com a natureza, que faz parte integrante de Vilamoura”. Nesse sentido, escolha dos materiais obedeceu aos mais exigentes critérios de sustentabilidade, por forma a optimizar a eficiência e minimizar a sua pegada de carbono.

    Entre as características de sustentabilidade deste empreendimento contam-se a utilização de painéis fotovoltaicos para iluminação das zonas comuns, alimentar o sistema de rega e a estação de tratamento de águas existente, a disponibilidade alargada de carregamento eléctrico para cada uma das fracções, a criação de jardins verticais que reflectem a ligação com a natureza que o rodeia e permitem uma melhor eficiência térmica.

     

     

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Construção

    Novo crédito à habitação regista crescimento de 26,1% até Fevereiro

    Entre Janeiro e Fevereiro de 2024 o consumo de cimento cresceu 13,4%, o número de fogos licenciados totalizou 4,811 alojamentos e o novo crédito à habitação cresceu 26,1%. A mais recente “Síntese estatística”, da AICCOPN, selecciona a região do Oeste e Vale do Tejo para destaque 

    CONSTRUIR

    Nos primeiros dois meses de 2024, o consumo de cimento no mercado nacional perfez 646 milhares de toneladas, o que traduz um aumento homólogo de 13,4%. Tendo-se registado, ao nível do licenciamento municipal, até ao final de Fevereiro, uma diminuição de 0,9%, em termos homólogos, no total de licenças emitidas para obras de construção nova ou de reabilitação de edifícios residenciais. Relativamente, ao número de fogos licenciados em construções novas, observa-se um decréscimo de 12,4%, em termos homólogos, para um total de 4.811 alojamentos.

    No que concerne ao volume de novo crédito à habitação concedido pelas instituições financeiras, excluindo renegociações, regista-se um aumento homólogo de 26,1%, nos primeiros dois meses do ano, para um total de 2.321 milhões de euros. Em Fevereiro, a taxa de juro implícita no crédito à habitação fixou-se em 4,64%, o que traduz um aumento de 2,11 pontos percentuais, face a Fevereiro de 2023. Quanto ao valor mediano de avaliação de habitação para efeitos de crédito bancário, no mês de Fevereiro, observou-se uma valorização de 5,5%, em termos homólogos, em face de variações de 2% nos apartamentos e de 6.1% nas moradias.
    A mais recente “Síntese Estatística” da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) destaca a região do Oeste e Vale do Tejo, onde o número de fogos licenciados em construções novas, nos doze meses terminados em Fevereiro de 2024, foi de 2.315, o que traduz um aumento de 3,3%, face aos 2.241 alojamentos licenciados nos doze meses anteriores. Destes, 8% são de tipologia T0 ou T1, 21% são de tipologia T2, 54% de tipologia T3 e 18% de tipologia T4 ou superior. Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação, verificou-se, nesta região, uma variação homóloga de 10,8% no mês de Fevereiro.

     

     

     

     

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Imobiliário

    Preços das casas aceleram nos primeiros meses de 2024

    Os preços de venda das casas em Portugal Continental aumentaram 2,2% no 1º trimestre do ano, face ao período homólogo. Sinal de uma reversão do padrão de suavização das subidas de preços sentido ao longo do último ano, a qual, a confirmar-se, contraria a expectativa dominante no mercado

    CONSTRUIR

    Os preços de venda das casas em Portugal Continental aumentaram 2,2% no 1º trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior. Um valor que representa uma aceleração face aos 1,6% registados no 4º trimestre de 2023. Os dados resultam do Índice de Preços Residenciais apurado pela Confidencial Imobiliário.

    Sem prejuízo de se tratar de uma variação trimestral bastante inferior à exibida um ano antes, no 1º trimestre de 2023 (+4,3%), o indicador agora atingido sinaliza uma reversão do padrão de suavização das subidas de preços sentido ao longo do último ano, a qual, a confirmar-se, contraria a expectativa dominante no mercado.

    De qualquer forma, em reflexo do comportamento acumulado dos preços ao longo do último ano, a valorização homóloga voltou a reduzir o ritmo, atingindo 9,6% em Março de 2024. Este indicador fica 7,6 pontos percentuais abaixo da taxa de variação homóloga de 17,2% registada no 1º trimestre do ano passado.

    “Nos últimos três meses, o índice inverteu a trajectória de curto-prazo, alcançando uma variação trimestral de +2,2%, depois de ter este indicador em 1,6% em Dezembro. Estes números confirmam os últimos resultados do Portuguese Housing Market Survey, reflectindo um comportamento mais positivo da procura e trazendo as expectativas de vendas para terreno positivo. Espera-se que as taxas de juro comecem a cair nos próximos meses, e isso está a melhorar a confiança dos compradores, o que acaba por colocar pressão adicional sobre os preços”, explica Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário.

    De acordo com as projecções realizadas a partir das vendas reportadas ao Sistema de Informação Residencial, SIR, no 1º trimestre deste ano terão sido transaccionados cerca de 34.300 fogos em Portugal Continental. Este volume supera em cerca de 5% a média de 32.800 vendas por trimestre registada em 2023, confirmando a trajectória de recuperação, lenta, mas consistente, da actividade que se faz sentir desde a segunda metade do ano passado.

    Em termos de preços, as vendas residenciais no território Continental realizaram-se por um valor médio de 2.447euros/m2 no 1º trimestre deste ano, posicionando-se em 3.413euros/m2 na habitação nova e em 2.326euros/m2 na habitação usada.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Imobiliário

    Sierra renova espaço de restauração no Centro Vasco da Gama

    Projeto River Deck conta com um investimento de 9 milhões de euros e terá a assinatura da Reify

    CONSTRUIR

    A Sonae Sierra, em parceria com a CBRE Investment Management, anuncia a implementação de um “novo e inovador” projecto de restauração no Centro Vasco da Gama. O River Deck, nome dado ao projecto, terá como inspiração as mais recentes tendências europeias ao nível de zonas de restauração e contará com 15 novos espaços que darão resposta a um vasto conjunto de opções gastronómicas nacionais e internacionais.

    Com um investimento que rondará os 9 milhões de euros, as primeiras intervenções tiveram início em Setembro de 2023, com a instalação das escadas de emergência no exterior do edifício e neste momento já são visíveis as primeiras alterações no espaço.

    Ricardo Vilaça, director de Asset Management da Sierra em Portugal e Roménia expressa o seu entusiasmo quanto ao futuro do River Deck: “Estamos confiantes de que o River Deck será um marco na experiência dos visitantes do Centro Vasco da Gama. Procurámos dotar este activo de referência com um espaço moderno, com uma oferta gastronómica diversificada e de elevada qualidade, em linha com o que podemos encontrar nas principais capitais europeias, e à semelhança do que temos vindo a fazer noutros centros do nosso portfólio. Temos a certeza de que, uma vez aberto, este novo espaço irá elevar a experiência de visitantes e de lojistas”.

    Com o River Deck, a Sierra mantém a sua aposta ao nível da sustentabilidade, garantindo que as intervenções vão de encontro das directivas impostas pela certificação BREEAM. O novo espaço alia, assim, um design “moderno”, gastronomia diversificada e preocupação ambiental com o objectivo de “dotar o Centro Vasco da Gama com um projecto de referência ao nível da restauração”.

    Todo o conceito de arquitectura, planeamento e obra está a cargo da Reify. que se destaca pela utilização de elementos “distintivos” e que respondem aos mais elevados padrões internacionais, através de um desempenho ambiental e energético de “excelência”. A conclusão da obra está prevista para o último trimestre de 2024.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB

    Navegue

    Sobre nós

    Grupo Workmedia

    Mantenha-se informado

    ©2021 CONSTRUIR. Todos os direitos reservados.